Reuters: Eleições são inquestionáveis e o presidente Bolsonaro assim reconhecerá, diz Pacheco
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou na noite deste domingo que as eleições são inquestionáveis e que o candidato derrotado à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), assim reconhecerá, acrescentando que espera uma transição pacífica para a gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula (PT).
"A autoridade eleitoral maior, ministro Alexandre de Moraes, telefonou para o presidente Bolsonaro e para o presidente Lula prestando saudações a ambos, essa informação que tenho", disse.
"Natural que as eleições são inquestionáveis e o presidente Bolsonaro assim reconhecerá", destacou ele, em entrevista coletiva no Senado.
Pacheco disse esperar uma transição pacífica entre o atual e o próximo governo e que ela seja o mais eficiente possível. Ele afirmou que o papel do novo mandatário é reunificar o Brasil através das soluções reclamadas pela sociedade brasileira, dando um basta ao ódio.
O presidente do Senado ressaltou que o exemplo dos mandatários será fundamental nessa nova etapa e espera que Lula possa governar para todos, dizendo que ele encontrará no Congresso uma Casa pronta para que importantes projetos e reformas sejam analisados com critério e independência, mas com espírito de colaboração.
Pacheco defendeu que haja um alinhamento das instituições --Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União e próximo governo-- para se achar uma solução para o chamado orçamento secreto. Esse ponto do orçamento, em questionamento no STF, dificulta a fiscalização dos reais beneficiários no repasse de recursos das emendas parlamentares.
O presidente do Senado disse ainda que, ao final da votação, foi verificada a segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas e que o resultado foi fidedigno à vontade popular.
0 comentário
Dólar à vista fecha em alta de 0,17%, a R$6,0012 na venda
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
Dólar devolve ganhos do início da sessão após falas de líderes do Congresso e realização