Glencore deve ter lucro comercial recorde em 2022, apesar da queda no 2º semestre
LONDRES (Reuters) - A Glencore espera que o lucro operacional do segundo semestre em seu braço comercial caia acentuadamente em relação aos seis meses anteriores para 1,6 bilhão de dólares, disse a empresa nesta sexta-feira, mas continue a caminho de um desempenho recorde em 2022 devido à alta dos preços do petróleo e do carvão.
O lucro antes de juros e impostos (Ebit) no primeiro semestre atingiu 3,7 bilhões de dólares, com uma perspectiva anual de longo prazo entre 2,2 bilhões e 3,2 bilhões de dólares.
Os analistas da Jefferies esperam um forte retorno de capital da Glencore para o ano inteiro entre 5 bilhões e 10 bilhões de dólares, em parte porque os preços do carvão térmico continuam elevados pela disputa mundial pelo fornecimento de energia, mesmo com a desaceleração da economia global. A Glencore minera e comercializa o combustível fóssil.
Problemas na cadeia de suprimentos no Cazaquistão como resultado da guerra na Ucrânia e condições climáticas extremas que afetaram algumas minas na Austrália levaram a Glencore a reduzir suas metas de produção para o ano inteiro de carvão, zinco e níquel.
No entanto, a companhia registrou um aumento de 7% na produção de carvão nos primeiros nove meses do ano, a 81,9 milhões de toneladas, impulsionado por sua mina Cerrejon na Colômbia. A produção total deverá ultrapassar os 103 milhões de toneladas do ano passado, alcançando pelo menos 110 milhões de toneladas no ano.
A produção de cobre caiu 14% para 770.500 toneladas, em parte devido à contínua redução da produção da mina Katanga na República Democrática do Congo (RDC).
Em julho, a Glencore cortou sua projeção para a produção de cobre para o ano inteiro para 1,06 milhão de toneladas, abaixo da previsão anterior de 1,11 milhão de toneladas, citando problemas geotécnicos na operação a céu aberto de Katanga.
(Por Clara Denina e Muhammed Husain)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade