Confiança de serviços do Brasil vai em outubro ao menor nível em 4 meses, diz FGV
SÃO PAULO (Reuters) - A confiança do setor de serviços do Brasil registrou queda em outubro e foi ao menor nível desde junho, com o setor dando sinais de desaceleração, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
No mês, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 2,6 pontos e foi a 99,1 pontos, voltando a ficar abaixo dos 100 pontos após três meses acima do nível considerado neutro.
O resultado foi influenciado pela piora tanto na avaliação das empresas sobre a situação corrente quanto das expectativas nos próximos meses.
O Índice de Situação Atual (ISA-S), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, recuou 1,8 ponto, a 100,0 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as perspectivas para os próximos meses, interrompeu sete meses seguidos de alta e caiu 3,5 pontos, para 98,2 pontos.
"O setor parece começar a dar sinais de desaceleração, projetando uma redução de demanda nos próximos meses principalmente nos serviços profissionais e de informação e comunicação, e na tendência futura dos negócios", explicou o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler em nota.
"Os próximos meses devem ser cruciais para confirmar a direção do setor todo considerando o cenário macroeconômico desafiador e a expectativa de uma economia mais fraca na virada para 2023", completou.
Em agosto, dado mais recente divulgado pelo IBGE, o volume de serviços registrou alta de 0,7% na comparação com julho, em resultado que foi melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters de ganho de 0,2%.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade