Minério de ferro cai com desânimo econômico e pressões de oferta
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta sexta-feira, com o ingrediente siderúrgico sendo negociado abaixo de 80 dólares por tonelada em Cingapura e liderando uma queda no mercado de ferrosos na China, estimulada por uma perspectiva sombria para a demanda global de aço e pressões do lado da oferta.
O minério de ferro mais negociado para novembro na Bolsa de Cingapura chegou a perder 3,6% nesta sexta-feira, a 78,80 dólares a tonelada, o menor nível desde 2020. O contrato caiu mais de 50% em relação ao pico de abril, quando estava acima de 160 dólares.
Na Dalian Commodity Exchange da China, o contrato mais ativo de janeiro encerrou as negociações diurnas com queda de 4,9%, a 624,50 iuanes (86,31 dólares) a tonelada, a caminho de sua terceira queda semanal consecutiva.
Enquanto isso, o minério de ferro spot caiu esta semana para o menor nível desde maio de 2020, abaixo de 90 dólares a tonelada, já que as margens negativas levaram as siderúrgicas chinesas a conter a produção.
Com o enfraquecimento da demanda global por aço e a economia da China, principal produtora de aço, atingida pelas restrições da Covid-19 e retração no mercado imobiliário, os analistas não veem uma recuperação no final do ano para aço e minério de ferro.
O Fundo Monetário Internacional disse que não espera uma resolução rápida para a turbulência imobiliária na China.
Novos lockdowns da Covid-19 na China, expectativas de novos aumentos nas taxas de juros nos EUA e sinais de aumento da oferta de minério de ferro também pressionaram os preços.
A australiana Fortescue Metals Group registrou um aumento anual de 4,2% nos embarques trimestrais, enquanto a brasileira Vale aumentou em 1,1% sua produção trimestral.
Outros insumos siderúrgicos também ampliaram as perdas, com o carvão metalúrgico em Dalian e o coque registraram quedas de 2% e 2,6%, respectivamente.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade