Atividade industrial dos EUA tem crescimento mais lento em 2 anos e meio em setembro, aponta ISM

Publicado em 03/10/2022 12:14

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - A atividade industrial dos Estados Unidos cresceu em setembro no ritmo mais lento em quase dois anos e meio devido à contração de novas encomendas, provavelmente porque o aumento dos juros para domar a inflação esfriou a demanda por bens.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) disse nesta segunda-feira que seu PMI de manufatura caiu para 50,9 este mês, a menor leitura desde maio de 2020, de 52,8 em agosto.

Leitura acima de 50 indica expansão na manufatura, que responde por 11,9% da economia dos EUA. Economistas consultados pela Reuters projetavam 52,3.

Parte da desaceleração na manufatura reflete a rotação dos gastos de bens para serviços. Dados do governo na última sexta-feira mostraram que os gastos com bens manufaturados duráveis mal subiram em agosto, enquanto os gastos com serviços aumentaram.

Desde março, o Federal Reserve aumentou sua taxa de juros de quase zero para a faixa atual de 3,00% a 3,25%, e no mês passado sinalizou que mais aumentos grandes estavam a caminho este ano.

Os custos de empréstimo mais altos estão diminuindo os gastos com itens de grande valor como eletrodomésticos e móveis.

O subíndice de novos pedidos da pesquisa ISM caiu para 47,1 no mês passado, também a leitura mais baixa desde maio de 2020, de 51,3 em agosto. Foi a terceira vez este ano que o índice contraiu. Os pedidos em atraso também estão sendo reduzidos. Embora isso aponte para uma maior desaceleração na manufatura, também indica alívio nos gargalos da cadeia de abastecimento

Com a melhora das cadeias de abastecimento, as pressões de inflação no portão das fábricas continuaram a diminuir.

Uma medida de preços pagos pelos fabricantes caiu para 51,7, a menor desde junho de 2020, de 52,5 em agosto. A desaceleração contínua está sendo impulsionada pelo recuo dos preços das commodities.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário