Ibovespa avança antes das eleições impulsionado por Vale e siderúrgicas

Publicado em 30/09/2022 12:37

Logotipo Reuters

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subia mais de 1% nesta sexta-feira, impulsionado por Vale e siderúrgicas, enquanto em Wall Street os principais índices tentavam ganhar tração após manhã sem direção clara na esteira de dado de inflação.

No Brasil, investidores avaliavam pesquisa Datafolha divulgada na véspera e debate eleitoral marcado por confronto entre os dois principais candidatos.

Às 12:07 (de Brasília), o Ibovespa subia 1,49%, a 109.268,12 pontos. Nas máximas da sessão, o índice alcançou 109.272,50 pontos, enquanto nas mínimas foi a 107.315,15 pontos. O volume financeiro era de 9 bilhões de reais.

O índice caminha para queda ao redor de 0,2% em setembro e avanço de cerca de 10,9% no trimestre.

Vale era a principal contribuição positiva ao Ibovespa, enquanto Rede D'Or estava na ponta oposta.

"O que está puxando muito o índice aqui é a Vale e as demais empresas que compõem o índice de Materiais Básicos", disse Luciano França, sócio-fundador da Avantgarde Asset Management.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 subia 0,7%, acelerando depois de abertura cautelosa devido ao avanço do índice de inflação PCE em 0,3% no mês passado, depois de ter caído 0,1% em julho. O dado de preços é visto de perto por investidores, já que pode indicar o caminho a ser tomado pelo Federal Reserve em termos de política monetária.

Os dois principais postulantes ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), tiveram duelos acalorados em debate televisionado na véspera, enquanto o Datafolha, também divulgado na quinta-feira, foi a mais nova pesquisa a indicar possibilidade de Lula vencer o pleito no primeiro turno.

"Achamos que a vitória de qualquer candidato no primeiro turno ainda é improvável e, se isso acontecer, não está precificado mercados", disseram analistas do JPMorgan em relatório datado da véspera.

DESTAQUES

- VALE ON saltava 5,1%, a 71,90 reais, após o conselho de administração da mineradora aprovar a reorganização das operações de metais básicos no Brasil. De pano de fundo, minério de ferro teve leve alta em Dalian e em Cingapura. Siderúrgicas também tinham desempenho, com USIMINAS PNA avançando 6,9% e CSN ON ganhando 5,6%.

- SABESP ON disparava 5,5%, a 48,98 reais, acumulando a terceira alta seguida, período no qual disparou quase 13% ao todo. Os investidores estão atentos ao pleito estadual em São Paulo, à medida que os candidatos têm planos distintos para estatal paulista. Fernando Haddad (PT) segue na frente, segundo Datafolha divulgado na véspera, com 41% das intenções de votos válidos, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos), que diminuiu a diferença ao primeiro colocado, aparece com 31%.

- REDE D'OR ON cedia 1,3%, a 29,45 reais, na sua sexta queda consecutiva. SULAMÉRICA UNIT, que está em processo de combinação de negócios com a Rede D'Or, recuava 2,1% e HAPVIDA ON perdia 0,1%.

- CARREFOUR BRASIL ON diminuía 1,8%, a 19,53 reais, enquanto ASSAÍ ON recuava 1,5% e GPA ON reduzia 1%.

- BRADESCO PN aumentava 0,2%, a 19,81 reais. ITAÚ UNIBANCO PN destoava de papéis de grandes bancos e perdia 0,1%, a 27, 89 reais.

- PETROBRAS PN avançava 1,1%, a 29,62 reais, enquanto petróleo tinha leve queda.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário