Rússia se diz aberta a conversas diretas com EUA sobre tratado de armas nucleares

Publicado em 29/09/2022 13:23

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - A Rússia disse nesta quinta-feira que está estudando a possibilidade de uma reunião presencial entre negociadores russos e norte-americanos sobre um tratado de controle de armas nucleares.

Em um briefing em Moscou, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou que a Rússia está aberta a retomar inspeções sob o novo tratado Start e considerando a possibilidade de reuniões presenciais de uma comissão conjunta de representantes dos Estados Unidos e da Rússia.

As inspeções físicas sob o tratado estão suspensas desde 2020, inicialmente como resultado da pandemia de coronavírus.

"O tema de retomá-las está sendo considerado", disse Zakharova nesta quinta-feira. "Estão sendo estudadas as possibilidades de realização de uma sessão presencial da comissão consultiva bilateral."

O tratado estabelece limites no número de armas nucleares que cada lado pode mobilizar e descreve os termos para verificação e inspeção dos arsenais nucleares de cada um.

Moscou disse em agosto que estava considerando uma nova reunião da comissão, bem como uma possível retomada das negociações para estender o tratado, um dos poucos grandes acordos diplomáticos que permanecem em vigor entre Moscou e Washington, em meio à piora das relações devido ao conflito na Ucrânia.

(Reportagem da Reuters)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário