Banco Central da China pausa flexibilização monetária

Publicado em 15/09/2022 08:01

Logotipo Reuters

O banco central da China renovou parcialmente empréstimos de médio prazo, mantendo a taxa de juros inalterada como esperado nesta quinta-feira, com o aperto do Federal Reserve dos Estados Unidos limitando o espaço de manobra da política monetária para apoiar a economia.

A pausa na flexibilização monetária ocorre conforme o iuan sofre crescente pressão negativa depois que o Banco Popular da China (PBOC) surpreendeu os mercados em agosto ao reduzir as taxas-chave, um movimento que ampliou ainda mais a divergência da política monetária com outras grandes economias que estão aumentando os juros de forma agressiva.

O banco central disse estar mantendo a taxa dos 400 bilhões de iuans (57,46 bilhões de dólares) de empréstimos de médio prazo de um ano para algumas instituições financeiras inalterada em 2,75% em relação à operação anterior.

Com 600 bilhões de iuans desses empréstimos vencendo no mesmo dia, isso resultou em uma retirada líquida de 200 bilhões de iuans do sistema bancário.

O banco central disse em um comunicado online que a operação de quinta-feira "manterá a liquidez do sistema bancário razoavelmente ampla".

Em uma pesquisa com 28 observadores de mercado realizada esta semana, 27 entrevistados não previam nenhuma mudança na taxa dos empréstimos de médio prazo. E entre eles, 17 esperavam que o banco central renovasse parcialmente os empréstimos vincendos, enquanto os outros 10 projetavam uma rolagem total.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário