Ibovespa avança com endosso externo e retoma 112 mil pontos; IRB desaba

Publicado em 02/09/2022 12:52

Logotipo Reuters

O Ibovespa avançava pelo segundo pregão consecutivo nesta sexta-feira, favorecido pelo viés externo benigno, com dados do mercado de trabalho norte-americano sob os holofotes, enquanto IRB Brasil desabava após oferta de ações com forte desconto.

Às 12:11, o Ibovespa subia 1,59 %, a 112.161,35 pontos. O volume financeiro somava 10,1 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, foram abertas 315.000 vagas de trabalho fora do setor agrícola em agosto, ante 526.000 postos em julho. A taxa de desemprego aumentou de 3,5% para 3,7% e o salário médio por hora subiu 0,3%, após alta de 0,5% em julho.

Para Felipe Sichel, sócio e economista-chefe do Banco Modal, a desaceleração de salários e o aumento da taxa de desemprego, aliado às revisões baixistas das últimas divulgações, mostram sinais preliminares de alívio no mercado de trabalho.

Investidores monitoram os dados de olho nos próximos passos do banco central norte-americano, uma vez que um mercado de trabalho muito aquecido pode demandar uma postura mais agressiva do Federal Reserve em relação aos juros para domar a inflação.

Em Wall Street, o S&P 500 tinha alta de 1,1%.

No Brasil, a sexta-feira mostrou que a produção industrial voltou a subir em julho, favorecida por medidas do governo, mas a passos lentos, enfraquecida pelo cenário de alta de juros, inflação elevada e restrições de oferta.

DESTAQUES

- MRV ON avançava 9,5%, a 12,1 reais, mais uma vez entre os destaques positivos do Ibovespa, com o índice do setor imobiliário em alta de 4,09%. No radar, estão expectativas positivas com mudanças recentes no programa Casa Verde e Amarela, além de dados melhores da economia e perspectiva de que o ciclo de alta da Selic acabou ou está perto do fim.

- BRASKEM PNA subia 7,66%, a 32,76 reais, tendo de pano de fundo expectativas relacionadas ao controle da petroquímica, enquanto analistas do Citi elevaram a recomendação dos papéis para 'compra', citando fatores como múltiplos descontados em relação a pares e diversificação de receita e custo. No entanto, eles cortaram o preço-alvo da ação.

- PRIO ON valorizava-se 2,32%, a 27,83 reais, após a petrolífera assinar memorando com Prisma Capital referente à potencial combinação de negócios com a Dommo Energia. DOMMO ENERGIA ON, que não está no Ibovespa, cedia 5,17%, a 1,65 real. [nL1N30913U]

- IRB BRASIL ON despencava 9,29%, a 1,27 real, após precificar na véspera oferta de 1,2 bilhão de reais em ações a 1 real por papel. Os recursos serão usados para reenquadrar métricas regulatórias. No pior momento da sessão, a ação chegou a 1,08 real - queda de 22,86% e mínima histórica intradia.

- PETROBRAS PN avançava 0,8%, a 34,12 reais, endossada pela recuperação do petróleo no mercado externo. Os preços da commodity subiam com expectativas de que a Opep+ discutirá cortes de produção em uma reunião em 5 de setembro.

- VALE ON subia 1,08%, a 64,58 reais, apesar da queda dos preços do minério de ferro, pressionados por crescentes preocupações com a demanda, enquanto a China enfrenta novos surtos de Covid-19. Na bolsa de Dalian, a cotação da commodity atingiu o nível mais fraco em mais de cinco semanas.

- ITAÚ UNIBANCO PN mostrava acréscimo de 1,79%, a 26,66 reais, e BRADESCO PN tinha elevação de 2,6%, a 19,6 reais, reforçando o avanço do Ibovespa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário