Atividade da indústria da China contrai em agosto com fraqueza de encomendas, mostra PMI do Caixin

Publicado em 01/09/2022 08:00

Logotipo Reuters

A atividade industrial da China contraiu pela primeira vez em três meses em agosto em meio ao enfraquecimento da demanda, enquanto a falta de energia e novos surtos de Covid-19 interromperam a produção, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quinta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de indústria do Caixin/Markit caiu para 49,5 em agosto, de 50,4 em julho, abaixo da expectativa de analistas de 50,2.

A leitura inesperadamente fraca ecoou o PMI oficial da China divulgado na quarta-feira, que também ficou abaixo da marca de 50 pontos que separa crescimento de contração.

"A economia ainda está se recuperando lentamente de um surto generalizado de Covid-19 no primeiro semestre do ano. No entanto, surtos locais e a onda de calor interromperam a tendência e criaram novas pressões de baixa, representando uma ameaça à recuperação”, disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

A demanda permaneceu fraca, com subíndices de novas encomendas e novos pedidos de exportação voltando à contração após dois meses de expansão.

Os empresários da indústria cortaram empregos pelo quinto mês consecutivo para reduzir custos, ampliando as preocupações com o mercado de trabalho fraco que está pesando fortemente no consumo e na confiança do consumidor. Eles também reduziram as compras de materiais devido ao menor volume de novos pedidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário