Wall St conclui agosto melancólico grifado por ansiedade sobre Fed
Por Chuck Mikolajczak
NOVA YORK (Reuters) - Os mercados de ações dos Estados Unidos encerraram o mês em sua quarta queda diária consecutiva nesta quarta-feira, consolidando o desempenho mais fraco para agosto em sete anos, à medida que persistem preocupações com aumentos agressivos das taxas de juros pelo Federal Reserve.
Somando-se à pressão, houve declínios no setor de tecnologia e, mais especificamente, fabricantes de chips, após previsões mornas de Seagate e HP Inc.
Os três principais índices sofreram suas maiores quedas percentuais mensais em agosto desde 2015. Depois de atingir uma máxima em quatro meses em meados de agosto, o S&P 500 tropeçou nas últimas semanas, caindo mais de 8% até o fechamento desta quarta-feira e rompendo vários níveis de suporte técnico observados de perto por operadores.
A pressão vendedora acelerou depois de duros comentários do chair do Fed, Jerome Powell, na sexta-feira sobre manter a política monetária apertada "por algum tempo" frustrarem esperanças de aumentos mais modestos das taxas de juros. O índice de referência caiu mais de 5% nos últimos quatro pregões.
"Tudo com que (Powell) se preocupa é reduzir a inflação e aumentar as taxas para fazer isso, e em termos de quão agressivo deve ser, tudo isso deve ser determinado a partir dos dados", disse Tim Ghriskey, estrategista sênior de portfólio da Ingalls & Snyder em Nova York.
"No momento, estamos neste mercado de idas e vindas, muita volatilidade, preocupações de que o rali que tivemos tenha sido apenas um rali do mercado de baixa, provavelmente alguma preocupação de que voltaremos a novas mínimas."
A presidente do Cleveland Federal Reserve Bank, Loretta Mester, disse nesta quarta-feira que o banco central precisará aumentar as taxas de juros um pouco acima de 4% até o início do próximo ano e mantê-las nessa faixa para trazer a inflação de volta à meta do Fed e que os riscos de recessão o próximo ano ou dois subiram.
O índice S&P 500 fechou em queda de 0,78%, a 3.955,00 pontos. O Dow Jones caiu 0,88%, a 31.510,43 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,56%, a 11.816,20 pontos.
No mês, o Dow caiu 4,06%, o S&P 500 perdeu 4,24%, e o Nasdaq recuou 4,64%.
Somando-se ao nervosismo de investidores, as ações também estão entrando em um período historicamente fraco para o mercado em setembro.
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado