Ibovespa fecha quase estável com Petrobras atenuando viés externo negativo
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou quase estável nesta segunda-feira, com Petrobras avançando mais de 2%, para nova máxima histórica, na esteira da alta do petróleo no exterior, enquanto IRB Brasil figurou entre as maiores quedas, antes da precificação de uma oferta de ações nesta semana.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,02%, a 112.323,12 pontos. O volume financeiro somou 20,5 bilhões de reais, abaixo da média diária de 29,2 bilhões de reais em agosto.
De acordo com o analista Fábio Perina, do Itaú BBA, do ponto de vista gráfico, apesar da queda de 1% na última sexta-feira, o Ibovespa não perdeu o suporte em 111.900 pontos, o que abriria caminho para um movimento de realização de lucros.
Em comentário a clientes, ele destacou que o grande desafio do Ibovespa em superar a região entre 112.800 e 114.400 pontos continua e que "o cenário ficou mais distante para um novo rali acima dos 114 mil pontos, já que a força para cima do mercado internacional não tem mais, ao menos por enquanto".
No exterior, Wall Street teve uma sessão abatida, com agentes financeiros ainda processando a perspectiva de que o banco central norte-americano irá sacrificar o crescimento econômico para ancorar a inflação se necessário. O S&P 500 fechou com declínio de 0,67%.
"Os investidores seguem cautelosos", observou o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, citando os comentários do chair do Federal Reserve na sexta-feira, mas também de dirigentes do Banco Central Europeu apoiando a continuidade de aumento na taxa de juros para combater a inflação.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN subiu 2,5%, a 34,48 reais, renovando máximas históricas, acompanhando o avanço dos preços do petróleo no exterior, com o Brent, contrato da commodity usado como referência pela estatal, fechando em alta de 4,1%. No setor, 3R PETROLEUM ON avançou 1,94% e PRIO ON ganhou 2,52%.
- BANCO PAN PN disparou 10,74%, a 7,94 reais, melhor desempenho do Ibovespa. O banco é um dos poucos que pretendem atuar na oferta de crédito consignado para beneficiários do programa Auxílio Brasil. Entre os bancos maiores, BRADESCO PN fechou com acréscimo de 0,36% e ITAÚ UNIBANCO PN cedeu 0,34%.
- IRB BRASIL RE ON cedeu 5,58%, a 1,86 real, tendo renovado mínima histórica nesta segunda-feira, a poucos dias da precificação de uma oferta bilionária de ações da resseguradora, que busca reenquadramento de indicadores regulatórios. Em 2022, as ações caem mais de 50%. Analistas do JPMorgan reiteraram 'underweight' para os papéis.
- VALE ON caiu 1,93%, a 66,91 reais, seguindo a queda do preço do minério de ferro na China, após rali de cinco sessões da commodity, com o ressurgimento das receios sobre os cortes na produção de aço no país asiático. Ne setor, USIMINAS PNA perdeu 5,19%, a 8,22 reais, tendo no radar corte de recomendação pelo BTG Pactual.
(Por Paula Arend Laier)
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado