Desemprego cairá a 8% antes do final do ano, diz Guedes
BRASÍLIA (Reuters) -O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira que a taxa de desemprego do país vai cair a 8% antes do final do ano e que a alta do PIB vai superar as projeções de analistas.
Ao abrir congresso da Abrasel (associação de bares e restaurantes) em Brasília, ele reiterou avaliação de que o país está no início de um longo ciclo de crescimento, em contaste com as economias avançadas, que já falam em recessão, e com países vizinhos como Argentina, Equador e Bolívia, que estão "desmanchando".
"Nós só temos que ter juízo, só temos que votar direitinho, fazer a coisa certa e seguir o caminho da prosperidade, está tudo arrumado", disse Guedes.
A taxa de desemprego do país ficou em 9,3% nos três meses até junho, menor patamar para o período desde 2015.
"Antes de o ano acabar nós estamos descendo para 8%...vamos terminar o ano com a menor taxa de desemprego que nós já vimos nesses últimos 10,15 anos", afirmou Guedes.
Falando aos empresários, o ministro disse, sem dar detalhes, que o país deve avançar no programa de transação tributária, que concedeu descontos para que empresas regularizem suas dívidas, garantindo que os setores de eventos, comércio e serviços tenham acesso às mesmas possibilidades que foram concedidas a outros setores.
(Por Isabel Versiani)
0 comentário
Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
Ibovespa oscila pouco nos primeiros negócios após Natal
China revisa para cima PIB de 2023 mas vê pouco impacto no crescimento de 2024
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia