Wall St termina sessão de vaivém em queda com visita de Pelosi a Taiwan
Por Noel Randewich e Devik Jain
(Reuters) - Wall Street encerrou em baixa a instável sessão desta terça-feira, com tensões geopolíticas se elevando depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, desembarcou em Taiwan.
O índice S&P 500 fechou em queda de 0,67%, a 4.091,19 pontos. O Dow Jones caiu 1,23%, a 32.396,17 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,16%, a 12.348,76 pontos.
Pelosi disse que sua viagem demonstrou a solidariedade norte-americana com a ilha --autogovernada e reivindicada pelos chineses--, mas a China condenou a primeira visita desse tipo em 25 anos como uma ameaça à paz e à estabilidade.
Os pesos pesados Microsoft e Visa perderam 1,1% e 2,4%, respectivamente, pressionando o S&P 500. Todos os 11 índices setoriais do S&P 500 perderam terreno, com o imobiliário, que perdeu 1,3%, na lanterna. O índice para o setor financeiro caiu 1,1%.
As ações dos fabricantes de chips --fortemente expostos à China-- tiveram desempenho misto. Advanced Micro Devices subiu 2,6%, antes da divulgação de seu relatório trimestral após o sino de fechamento.
Caterpillar, tida como um barômetro para o setor industrial, despencou 5,8%, após alertar sobre uma queda maior na demanda por suas escavadeiras na China, atingida por uma crise imobiliária, o que levanta ainda mais problemas à empresa, que enfrenta interrupções na cadeia de suprimentos.
0 comentário
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior
Brasil registra déficit em conta corrente de US$3,060 bi em novembro, diz BC
Mercado eleva pela 6ª vez projeção para Selic em 2025 no Focus, a 14,75%
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal