Pelosi inicia turnê pela Ásia e China alerta contra visita a Taiwan
CINGAPURA (Reuters) - A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, iniciou nesta segunda-feira uma turnê pela Ásia, em Cingapura, e a China alertou que seus militares nunca ficariam "de braços cruzados" se ela visitar Taiwan, a ilha autogovernada reivindicada por Pequim.
Em meio a especulações generalizadas sobre se ela fará uma escala em Taiwan, o gabinete de Pelosi anunciou no domingo que ela estava liderando uma delegação do Congresso à região que incluiria visitas a Cingapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão. Não mencionou Taiwan.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que seria "uma interferência grosseira nos assuntos internos da China" se Pelosi visitar Taiwan e alertou que isso levaria a "desenvolvimentos e consequências muito graves".
"Gostaríamos de dizer aos Estados Unidos mais uma vez que a China está de prontidão, o Exército de Libertação do Povo Chinês nunca ficará de braços cruzados, e a China tomará respostas resolutas e fortes contramedidas para defender sua soberania e integridade territorial", disse Zhao em um briefing regular.
Questionado sobre que tipo de medidas o Exército de Libertação do Povo Chinês pode tomar, Zhao afirmou: "se ela se atrever a ir, vamos esperar para ver".
A China vê as visitas de autoridades dos EUA a Taiwan como um sinal encorajador para o campo pró-independência na ilha. Washington não tem laços diplomáticos oficiais com Taiwan, mas é obrigado, pela lei dos EUA, a fornecer à ilha os meios para se defender.
A visita de Pelosi, que é a segunda na linha de sucessão à Presidência dos EUA e uma crítica de longa data da China, ocorreria em meio à piora nos laços entre Washington e Pequim. O republicano Newt Gingrich foi o último presidente da Câmara dos EUA a visitar Taiwan, em 1997.
(Reportagem de Chen Lin em Cingapura, Yimou Lee em Taipé e Martin Quin Pollard e Yew Lun Tian em Pequim)
0 comentário
À espera de tarifas de Trump, líder chinês faz ofensiva diplomática em cúpulas globais
Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia
China anuncia medidas para impulsionar comércio em meio a preocupações com tarifas de Trump