Ministra da Economia da Argentina cita ajuste de gastos a investidores
A nova ministra da economia da Argentina disse a uma reunião de investidores nos Estados Unidos na terça-feira que iniciou um ajuste nos gastos do governo apoiado por todas as facções do partido no poder, disse um participante à Reuters.
A ministra da Economia, Silvina Batakis, há menos de um mês no cargo, reuniu-se com investidores em Washington um dia depois de se encontrar com credores internacionais e autoridades econômica dos Estados Unidos, com o objetivo de acalmar as preocupações sobre as perspectivas de curto prazo para a terceira maior economia da América Latina.
Embora seja improvável que uma ministra da Economia que procura tranquilizar os investidores fale em aumento de gastos, o relato da reunião de terça-feira não confirmou que ela havia se referido a um ajuste para baixo.
A Argentina está lutando com uma inflação crescente, obrigações de dívida e uma moeda que na semana passada enfraqueceu para novas mínimas recordes em relação ao dólar.
O participante, Javier Timerman, sócio gerente da Adcap Grupo Financiero, disse que Batakis enfatizou que as facções de esquerda e centro-esquerda da coalizão governante estão todas de acordo com a implementação do ajuste de gastos.
"Batakis foi muito aberta", disse Timerman. "Ela disse que quer reconstruir o relacionamento com Wall Street. Ela reconheceu que o relacionamento antes não era bom, e mostrou estar aberta a ouvir a opinião dos fundos (de investimento)."
Ele não forneceu mais detalhes sobre o compromisso de Batakis.
O Ministério da Economia não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.
A reunião de investidores na qual Batakis falou contou com a participação de representantes de fundos de investimento internacionais, assim como de líderes do setor bancário dos EUA.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros