ONS eleva previsão de carga de energia elétrica em julho, vê menos chuvas no Sul
SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para cima sua projeção para a carga nacional de energia em julho, estimando um aumento de 1,8% no comparativo anual, ante 1,2% previsto na semana passada.
Em boletim divulgado nesta sexta-feira, o órgão também passou a prever menos chuvas em reservatórios de hidrelétricas no Sul. A projeção atual contempla chuvas equivalentes a 76% da média histórica em julho, ante 83% estimados na semana passada.
A piora da hidrologia, principalmente no Sul, levou a uma ligeira alta dos preços da energia elétrica no mercado do curto prazo. Neste mês, o chamado PLD descolou do piso regulatório de 55,70 reais por megawatt-hora, no qual se mantinha desde fevereiro, tendo alcançado média diária de 69,56 reais por megawatt-hora no Sudeste/Centro-Oeste na segunda-feira.
O ONS ajustou ainda sua previsão de chuvas em julho no Nordeste (70% da média histórica, ante 74%) e Norte (85%, ante 83%) e manteve a estimativa para o submercado Sudeste/Centro-Oeste (65%).
O operador também reduziu ligeiramente a estimativa de capacidade de reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste ao final deste mês para 61,0%, ante 61,2% previstos na semana anterior.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros