Mercosul decide reduzir Tarifa Externa Comum em 10%, diz Ministério da Economia

Publicado em 21/07/2022 10:55

Logotipo Reuters

O Mercosul decidiu reduzir em 10% as alíquotas da Tarifa Externa Comum (TEC) para a maior parte do universo tarifário, informou nesta quinta-feira o Ministério da Economia, em movimento feito por acordo entre os membros do bloco após o Brasil fazer cortes unilaterais nas tarifas.

O entendimento foi alcançado durante reunião do Conselho do Mercado Comum no Paraguai na quarta-feira. Foi a primeira revisão horizontal desde que a TEC foi estabelecida em 1995, segundo nota da pasta.

Alegando urgência por conta da pandemia e da alta da inflação, o governo brasileiro já havia feito dois cortes de 10% nas alíquotas correspondentes à TEC. As decisões foram tomadas de maneira unilateral, sem aval do bloco.

“O entendimento alcançado considera as diferentes necessidades dos países membros, demonstrando a capacidade do Mercosul de avançar com vocação construtiva em direção à atualização e à adaptação de sua estrutura tarifária às atuais condições do comércio regional e mundial”, disse a pasta após o acordo, ressaltando que os membros prosseguirão com trabalho de revisão da TEC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário