Rússia diz que alguns elementos de possível acordo sobre grãos da Ucrânia estão resolvidos
O contato entre Rússia, Turquia, Ucrânia e as Nações Unidas sobre o tema das exportações de grãos ucranianos continuará depois que as negociações de quarta-feira em Istambul forneceram alguns elementos para um possível acordo, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas devem assinar um acordo na próxima semana com o objetivo de retomar as exportações de grãos da Ucrânia no Mar Negro, disse o ministro da Defesa turco Hulusi Akar na quarta-feira após as negociações.
"De fato, houve uma discussão considerável sobre essa questão", disse Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a repórteres na quinta-feira.
"Foi possível formular alguns elementos de um possível acordo que Rússia, Ucrânia e Turquia estão discutindo agora em suas capitais por meio de seus departamentos militares", disse ela.
Uma data preliminar para a próxima reunião das quatro partes é 20 ou 21 de julho, informou a agência de notícias russa RIA na quinta-feira, citando uma fonte familiarizada com a situação. Não restam obstáculos significativos para a assinatura do acordo, acrescentou a fonte.
Segundo o Ministério da Defesa turco, a data da próxima reunião ainda não está clara.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros