Estoques de varejistas estão mais normalizados, diz Positivo
SÃO PAULO (Reuters) - Os estoques de varejistas de computadores se regularizaram ao longo do primeiro semestre e estão próximos a patamares normais, disse Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de negócios de consumo da Positivo, em evento em São Paulo.
A Positivo viu as vendas totais da unidade de varejo no primeiro trimestre caírem 69% em relação a um ano antes, diante de efeitos macroeconômicos, como a elevação da inflação e dos juros, no bolso do consumidor. Porem, o lucro ajustado da companhia nos três meses até março subiu 6,9% na comparação anual, dado o crescimento de vendas para empresas e instituições públicas.
Maraschin disse que a alta de estoques nos meses anteriores deveu-se à rápida inversão do mercado no segundo semestre do ano passado: a demanda por produtos eletrônicos, que estava alta, impulsionada pelos efeitos da pandemia, cedeu e levou ao acúmulo de estoques na cadeia.
"Mas já vemos retornar a patamares normais", disse o executivo. Ele afirmou que o quadro vale para computadores e outras categorias de produtos desenvolvidas pela companhia.
"Eu acredito que o pior já passou, mas não vai ser um mercado de varejo pujante, e isso não se aplica à Positivo somente, se aplica a todas as indústrias", afirmou ele na Eletrolar Show, em São Paulo.
O presidente da companhia, Hélio Rotenberg, disse que o preço dos componentes eletrônicos também está quase regularizado.
"O pico da crise (na cadeia de fornecimento) se deu em agosto do ano passado e a partir disso começou a cair (preço dos componentes) devagarinho, devagarinho e hoje está quase normalizado", disse ele.
(Por Andre Romani)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros