George, do Fed, alerta que mudanças "abruptas" nos juros podem prejudicar economia
WASHINGTON (Reuters) - Mudanças mais rápidas do que o esperado nos juros básicos do Federal Reserve podem estressar a economia e os mercados financeiros, sendo preferíveis aumentos regulares e bem comunicados no atual ambiente incerto, disse a presidente do Fed de Kansas City, Esther George, nesta segunda-feira.
"Este já é um ritmo historicamente rápido de aumentos de juros para famílias e empresas se adaptarem, e mudanças mais abruptas nas taxas de juros podem criar tensões, seja na economia ou nos mercados financeiros", disse George, que discordou da decisão do banco central norte-americano de aumentar os juros em 0,75 ponto percentual em junho.
"Acho notável que apenas quatro meses depois do começo dos aumentos de juros há uma discussão crescente sobre o risco de recessão, e algumas previsões estão estimando cortes de juros já no próximo ano. Tais projeções me sugerem que um ritmo acelerado de aumentos de juros eleva o risco de apertar a política mais rapidamente do que a economia e os mercados podem suportar."
(Por Howard Schneider)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros