Moscou culpa ataque ucraniano com mísseis por mortes em cidade do sul da Rússia
(Reuters) - Pelo menos três pessoas morreram e dezenas de prédios residenciais foram danificados na cidade russa de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, disse o governador da região, no que Moscou alega ter sido um ataque com mísseis ucranianos.
Pelo menos 11 prédios de apartamentos e 39 casas particulares foram danificadas, incluindo cinco destruídas, postou o governador Vyacheslav Gladkov no aplicativo de mensagens Telegram.
"Enfatizo que este ataque com mísseis foi planejado intencionalmente e foi lançado contra a população civil das cidades russas", disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.
Não houve comentários imediatos por parte da Ucrânia.
Konashenkov disse que as defesas aéreas russas destruíram três mísseis Tochka-U, mas fragmentos de um deles caíram em prédios residenciais. Ele disse que também destruíram drones ucranianos carregados de explosivos que se aproximavam de Kursk, outra cidade no sul da Rússia.
A Reuters não conseguiu confirmar de forma independente as alegações.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro tem havido numerosos relatos de ataque a Belgorod e outras regiões na fronteira com a Ucrânia, com Moscou acusando Kiev de realizar os ataques.
A Ucrânia não assume a responsabilidade, mas descreveu os incidentes em lojas de armas e outros locais como "carma" pela invasão russa.
(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne)
0 comentário
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior
Brasil registra déficit em conta corrente de US$3,060 bi em novembro, diz BC
Mercado eleva pela 6ª vez projeção para Selic em 2025 no Focus, a 14,75%
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal