Rússia diz que auxilia exportações de alimentos ucranianos pelo Mar de Azov

Publicado em 16/06/2022 16:46

Logotipo Reuters

(Reuters) - A Rússia afirmou nesta quinta-feira que está facilitando a exportação de grãos e oleaginosas da Ucrânia por meio de pontos de trânsito detidos pelos russos no Mar de Azov, sem explicar quem está providenciando os alimentos para embarque.

A Ucrânia, assim como a Rússia, uma das maiores exportadoras mundiais de grãos e oleaginosas, acusa os russos de roubarem grãos de territórios ucranianos tomados por suas forças.

A vice-primeira-ministra russa, Viktoria Abramchenko, rejeitou a alegação em uma entrevista à Reuters, dizendo que a " Rússia não envia grãos da Ucrânia".

A incapacidade da Ucrânia de utilizar seu grande porto de águas profundas em Odessa, por conta da incursão militar russa, levou ao disparo nos preços globais de alimentos e a alertas da Organização das Nações Unidas sobre a fome em países mais pobres que dependem pesadamente da importação de grãos. 

Abramchenko ressaltou a justificativa russa de que  a Ucrânia deve abrir as vias aquáticas até Odessa que foram minadas.

(Reportagem da Reuters) 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário