Chefe da OMS diz que política de Covid zero da China não é "sustentável"
Por Jennifer Rigby e Josephine Mason
LONDRES (Reuters) - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) disse nesta terça-feira que a política de tolerância zero da China para a Covid-19 não é sustentável, considerando o que agora conhecemos sobre o vírus, em raros comentários públicos da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a maneira como um governo está lidando com a pandemia.
"Não achamos que é sustentável considerando o comportamento do vírus e o que nós agora antecipamos para o futuro", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.
"Discutimos esse assunto com especialistas chineses. E indicamos que a abordagem não será sustentável... Acho que uma mudança seria importante."
Os comentários chegam após líderes da China repetirem a sua determinação de enfrentar o vírus com medidas duras e ameaçarem agir contra críticos internos, mesmo com lockdowns rígidos e prolongados cobrando um preço alto da segunda maior economia do mundo.
Falando depois de Tedros, o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, disse que o impacto da política "Covid zero" em direitos humanos também precisa ser levado em consideração.
Sob a "Covid zero", autoridades colocam grandes populações em lockdown para conter a propagação viral em resposta a qualquer surto de coronavírus, mesmo que apenas poucas pessoas tenham testado positivo.
(Reportagem de Jennifer Rigby e Josephine Mason em Londres)
1 comentário
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
Dólar devolve ganhos do início da sessão após falas de líderes do Congresso e realização
Pacote fiscal não é "gran finale" de medidas de ajuste fiscal, diz Haddad
Wall St sobe, com vendas da Black Friday e varejistas em foco
Ibovespa ensaia melhora com apoio de Vale, mas sem tirar fiscal do radar
Wall St abre em alta em sessão mais curta por Black Friday
Aloísio Brito Unaí - MG
Eu queria saber quem são os seres humanos que ainda acreditam que isso é realmente um lockdown contra a COVID? O mundo que finge ser inocente. Queria saber quem advinha qual é a verdadeira intensão desses lockdowns? Vou dar uma pista… o mundo vive um processo inflacionário agressivo nesse momento e países que forem entrar em guerra irão enfrentar sanções.