Membros da Organização Mundial da Saúde aprovam resolução contra Rússia

Publicado em 10/05/2022 12:24

Logotipo Reuters

GENEBRA (Reuters) - Membros da região europeia da Organização Mundial da Saúde aprovaram uma resolução nesta terça-feira que pode resultar no fechamento do escritório regional da Rússia e na suspensão de reuniões no país em resposta à invasão da Ucrânia.

A sessão especial da região europeia aprovou a resolução, apoiada pela Ucrânia e pela União Europeia, com 43 votos a favor, 3 contra (Rússia, Belarus, Tajiquistão) e 2 abstenções.

Os apoiadores consideram a resolução um importante passo político para isolar Moscou e disseram que estão se esforçando para evitar qualquer grande impacto no sistema de saúde da Rússia. A resolução cita uma "emergência de saúde" na Ucrânia, referindo-se a baixas em massa, bem como riscos de doenças crônicas e infecciosas que resultaram das ações militares da Rússia.

O enviado da Rússia, Andrey Plutnitsky, se opôs à resolução e disse estar "extremamente decepcionado".

"Acreditamos que este é um grande momento de dano para o sistema de saúde global", afirmou ele na reunião de membros e autoridades de alto escalão da OMS.

Alguns criticaram a resolução da OMS, dizendo que não vai longe o suficiente. Diplomatas disseram à Reuters que abandonaram os esforços para suspender a Rússia do conselho executivo da OMS devido a questões técnicas legais, embora os membros possam tentar congelar os direitos de voto da Rússia em uma reunião no final deste mês.

(Reportagem de Emma Farge)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário