Economia da zona do euro tem duas velocidades com serviços em alta e indústria em dificuldades, mostra PMI

Publicado em 22/04/2022 08:13

Logotipo Reuters

LONDRES (Reuters) - O crescimento empresarial da zona do euro acelerou inesperadamente neste mês, com o setor de serviços do bloco registrando forte aumento da atividade uma vez que os consumidores deixaram de lado a alta dos preços, mostrou uma pesquisa.

A indústria, no entanto, teve dificuldades uma vez que os problemas da cadeia de abastecimento causados pela pandemia foram exacerbados pela invasão da Ucrânia pela Rússia e por renovados lockdowns na China.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto preliminar da S&P Global subiu a 55,8 em abril de 54,9 em março, ante expectativa em pesquisa da Reuters de queda a 53,9. Leitura acima de 50 indica crescimento.

"Abril registrou uma economia na zona do euro em duas velocidades. A indústria ficou perto de estagnar devido às restrições de oferta, aumento dos preços e sinais de que os gastos foram afetados pela aversão ao risco devido à guerra", disse Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global.

"Também em abril a indústria sofreu devido a uma mudança na demanda de bens para serviços em meio a restrições menores contra a pandemia, mais notadamente através de um salto recorde nos gastos em atividades como viagens e recreação."

O PMI do setor de serviços foi à máxima em oito meses de 57,7 em abril ante 55,6 em março e expectativa de 55,0.

Mas o PMI da indústria caiu à mínima de 16 meses de 55,3, ante 56,5 em março, embora tenha ficado acima da expectativa de 54,7.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário