Autoridades do BCE veem alta de juros em julho como ainda possível, dizem fontes

Publicado em 14/04/2022 14:52

Logotipo Reuters

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) ainda pode aumentar suas taxas de juros em julho, mas as autoridades concordaram em uma reunião nesta quinta-feira em manter suas opções em aberto por enquanto, já que as perspectivas econômicas estão obscurecidas pela guerra na Ucrânia, disseram duas fontes à Reuters.

As fontes próximas ao assunto disseram que os formuladores de política monetária foram unânimes em apoiar a mensagem desta quinta-feira, segundo a qual o BCE encerrará seu programa de compra de títulos no terceiro trimestre do ano e aumentará as taxas "algum tempo" depois disso.

As autoridades de política monetária da zona do euro diferiram, no entanto, na avaliação sobre alguns riscos, como o de as expectativas de inflação de longo prazo desviarem da meta de 2% do BCE.

Um porta-voz do BCE se recusou a comentar.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse em coletiva de imprensa que a desancoragem das expectativas de inflação era a última coisa que o banco central queria.

Ela acrescentou que um aumento do juro, que não foi discutido na reunião desta quinta-feira, pode ocorrer "uma semana" ou vários meses após o término do Programa de Compra de Ativos.

Um indicador de mercado para as expectativas de inflação de longo prazo da zona do euro estava próximo de 2,4% nesta quinta-feira.

(Por Francesco Canepa, Frank Siebelt e Balazs Koranyi)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário