Governo prepara fim de contribuição sobre a folha que financia o Incra, diz fonte

Publicado em 06/04/2022 17:17

Logotipo Reuters

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - A equipe econômica prepara um projeto de lei que prevê o fim da contribuição sobre a folha de pagamentos das empresas que financia o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), disse uma fonte com conhecimento direto do assunto.

Atualmente, empresas urbanas e rurais pagam 0,2% sobre sua folha de salários a título dessa contribuição, chamada Cide-Incra.

Em condição de anonimato, a fonte pontuou que a ideia era trabalhada há tempos dentro do ministério. Ela se alinha ao discurso do ministro da Economia, Paulo Guedes, de reduzir os encargos sobre as empresas sob a justificativa de que eles encarecem e inibem a criação de empregos formais.

"A proposta é meritória e vai ao encontro da necessidade de desonerar a folha de salários, colaborando, desse modo, com a redução do custo Brasil", afirmou documento interno sobre a medida visto pela Reuters.

Enquanto busca a reeleição e tenta atenuar os efeitos da inflação de dois dígitos sobre os brasileiros, o governo do presidente Jair Bolsonaro tem se engajado em medidas de redução tributária num momento em que a arrecadação bate recordes mensais, ajudada por fatores como a alta no preço do petróleo.

A avaliação técnica no Ministério da Economia é de que o Incra não seria ameaçado pela medida uma vez que há outras fontes de receita que continuariam sendo canalizadas para o instituto, como a contribuição de 2,5% sobre a folha mensal dos empregados de algumas indústrias específicas, incluindo cana de açúcar, laticínios e matadouros de animais.

Procurado, o Ministério da Economia não se manifestou imediatamente.

O Incra afirmou que seu orçamento não discrimina na fonte referente a contribuições sociais o valor correspondente à Cide.

"Em caso de extinção da contribuição, o orçamento poderá ser compensado por outra fonte do orçamento geral da União", disse.

Segundo dados da Receita Federal, a arrecadação total de outras entidades e fundos repassada ao Incra em 2021 somou 1,9 bilhão de reais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário