Indústria e serviços da China contraem juntos pela 1ª vez desde 2020, mostra PMI oficial

Publicado em 31/03/2022 08:12

Logotipo Reuters

A atividade nos setores industrial e de serviços da China contraiu simultaneamente em março pela primeira vez desde o ápice do surto de Covid-19 no país em 2020, ampliando a urgência de mais intervenção para estabilizar a economia.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria caiu a 49,5 de 50,2 em fevereiro, informou a Agência Nacional de Estatísticas nesta quinta-feira, enquanto o PMI de serviços recuou a 48,4 em março, de 51,6.

A última vez em que ambos os PMIs firam simultaneamente abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração foi em fevereiro de 2020, quando as autoridades corriam para conter a disseminação do coronavírus.

A segunda maior economia do mundo acelerou em janeiro-fevereiro, com alguns indicadores importantes superando as expectativas, mas agora corre o risco de desacelerar com força conforme as autoridades restringem a produção e a mobilidade em cidades afetadas pela Covid, incluindo Xangai e Shenzhen.

"Recentemente, conjuntos de surtos epidêmicos ocorreram em muitos lugares na China, e junto com um aumento significativo na instabilidade geopolítica global, a produção e a operação de empresas chinesas foram afetadas", disse Zhao Qinghe, estatístico sênior da agência.

O PMI Composto oficial da China, que combina indústria e serviços, ficou em 48,8 em março de 51,2 em fevereiro, na segunda leitura mais baixa desde fevereiro de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário