Ibovespa tem leve ganhos com Petrobras e Vale, apesar de queda em NY

Publicado em 30/03/2022 12:04

Logotipo Reuters

O principal índice da bolsa brasileira ensaiava alta tímida nesta quarta-feira, após abertura estável, à medida que o recuo leve das ações dos Estados Unidos era compensado por avanço de exportadoras de commodities locais.

Petrobras e Vale tinham desempenho positivo, diante das altas do petróleo e do minério de ferro, respectivamente, enquanto setores financeiro e de saúde, este após resultados divulgados por empresas, eram destaques negativos.

Às 11:52, o Ibovespa subia 0,23 %, a 120.295,51 pontos. O volume financeiro era de 8,1 bilhões de reais.

"O que faz diferença para esse comportamento (alta do Ibovespa, apesar de queda em Nova York), são as ações da Vale, Petrobras e siderurgia", diz Pedro Galdi, analista da Mirae Asset Corretora, citando que as siderúrgicas já perdem alguma força. Ele diz que é esperada "volatilidade ao longo do dia, não dá para cravar que o Ibovespa se mantenha em alta".

Após o mercado animar-se com perspectiva de progresso nas negociações entre Rússia e Ucrânia, a cautela é dominante nesta manhã, com um porta-voz do Kremlin dizendo que não há sinal de avanço. Ainda assim, Dmitry Peskov saudou o fato de Kiev ter apresentado por escrito suas exigências para o fim do conflito.

Na terça-feira, a Rússia disse que reduziria drasticamente a atividade militar em torno de Kiev e da cidade de Chernihiv, depois de uma reunião entre negociadores dos dois países.

A sessão ainda é de agenda cheia de dados econômicos no Brasil e no exterior.

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da FGV, subiu 1,74% em março, bem acima da expectativa de avanço 1,37%, segundo pesquisa da Reuters com analistas. Os contratos de juros futuros cresciam, após algumas sessões de alívio. Dados de dívida pública e resultado do governo central também são monitorados na cena doméstica.

Nos EUA, o Produto Interno Bruto (PIB) expandiu a uma taxa anualizada de 6,9%, informou o Departamento do Comércio em sua terceira estimativa para o PIB do quarto trimestre. O dado foi ligeiramente revisado para baixo de uma taxa de 7,0% estimada em fevereiro, enquanto economistas esperavam revisão para 7,1%.

Já as contratações no setor privado subiram acima do esperado, mostrou o Relatório Nacional de Emprego da ADP, enquanto o mercado aguarda pelo payroll, principal dado do mercado de trabalho norte-americano, na sexta-feira.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN subia 1,2% e ON crescia 1,1%, em meio à alta do petróleo com certo ceticismo quanto a potenciais avanços nas negociações entre Rússia e Ucrânia, o que afeta a demanda. 3R PETROLEUM ON tinha alta de 3,3%. A empresa disse que indicou Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras, para o cargo de presidente do conselho de administração.

- VALE tinha alta de 1,5% e CSN MINERAÇÃO ON avançava 3,5%, após nova sessão de ganhos do minério de ferro na Ásia com expectativa de demanda robusta na China quando as restrições do Covid-19 forem suspensas. CSN ON ganhava 1,9% e puxava siderúrgicas.

- REDE D'OR ON caía 3%, mesmo após alta de 38,5% no lucro líquido do quarto trimestre de 2021 ante o mesmo período de 2020. SULAMERICA UNIT, que está em processo de ser adquirida pela Rede D'Or, perdia 2,4%.

- QUALICORP ON recuava 3,2%, após empresa registrar queda de 25,2% no lucro líquido entre outubro e dezembro, na comparação anual, com efeito de um resultado financeiro mais negativo, enquanto o faturamento ficou quase estável.

- BTG PACTUAL UNIT tinha queda de 2,5%, após acertar compra do controle do Banco Econômico, em sessão negativa para alguns bancos.

- CBA ON, que não está no Ibovespa, cedia 5,2% depois de anunciar que controladora Votorantim avalia follow-on secundário de 750 milhões de reais.

- FRAS-LE ON, que também não compõe o Ibovespa, subia 0,7% após lançar oferta de ações primária e secundária. Operação pode levantar até 902,8 milhões de reais, com base no preço de fechamento da véspera.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário