Petrobras paga recorde de R$ 54,5 bi em royalties e participações especiais em 2021

Publicado em 18/03/2022 14:58

Logotipo Reuters

A Petrobras pagou no ano passado 54,5 bilhões de reais em royalties e participações especiais ao governo federal, Estados e municípios, o maior valor anual já contabilizado, disse a estatal nesta sexta-feira.

O montante representa um aumento de cerca de 70% ante 2020 e de 36% frente a 2019, ano do recorde anterior, de 39,9 bilhões.

"Esses valores expressivos demostram que as atividades da Petrobras geram retorno não só para a companhia, mas para a sociedade como um todo", disse em nota.

A Petrobras é a principal empresa pagadora de royalties e participações especiais aos cofres públicos brasileiros. Nos últimos cinco anos, as cifras vêm aumentando --a de 2021 foi 285% maior do que a paga em 2016, ressaltou a estatal.

Os royalties incidem sobre o valor da produção do campo de petróleo ou gás e são pagos mensalmente, como compensação financeira devida pelas concessões de exploração e produção.

Já a participação especial é uma compensação financeira extraordinária devida pelos concessionários que atuam em campos de grande volume de produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário