Preços ao produtor nos EUA sobem em fevereiro

Publicado em 15/03/2022 10:44

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - Os preços ao produtor nos Estados Unidos subiram em fevereiro, e mais altas são prováveis em meio ao aumento dos custos do petróleo e de outras commodities depois da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

O índice de preços ao produtor para a demanda final subiu 0,8% depois de alta de 1,2% em janeiro, informou o Departamento do Trabalho nesta terça-feira.

Nos 12 meses até janeiro, o índice registrou alta de 10%, após avanço similar em janeiro.

Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,9% do índice no mês e de 10,0% no ano. Os dados não capturam o salto nos preços do petróleo e de outras commodities, como trigo, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.

A inflação tem superado a meta de 2% do Federal Reserve, que deve começar a elevar os juros na quarta-feira. Economistas preveem até sete altas neste ano.

Os preços do petróleo dispararam mais de 30%, com o Brent atingindo máxima de 139 dólares o barril, maior nível desde 2008, antes de recuar e ser negociado abaixo de 100 dólares nesta terça-feira.

"A inflação nos EUA vai acelerar durante a primeira metade deste ano e quase certamente avançará ainda no terceiro trimestre, se não no quarto", disse Chris Low, economista-chefe do FHN Financial.

Na semana passada, o governo informou que a alta dos preços ao consumidor acelerou em fevereiro, com a inflação anual na máxima em 40 anos.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário