Rublo se recupera de mínimas após BC anunciar intervenções no mercado com invasão da Ucrânia pela Rússia
O rublo se recuperava de mínimas históricas nesta quinta-feira, depois de o banco central anunciar intervenções cambiais após o presidente Vladimir Putin ter ordenado que forças russas invadissem a Ucrânia, movimento que deve desencadear novas sanções duras contra Moscou.
A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia por terra, ar e mar nesta quinta-feira, o maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e a confirmação dos piores temores do Ocidente.
O rublo perdia 3,8%, a 84,27 por dólar, depois de ter atingido mais cedo mínima recorde de 89,60, em negociações altamente voláteis.
Contra o euro, o rublo perdia 3,2%, a 94,55, após ter chegado mais cedo ao menor patamar histórico de 101,03 no mercado interbancário.
Pela primeira vez desde 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia, o banco central disse que irá sustentar o rublo com intervenções cambiais para garantir a estabilidade financeira.
O banco central pode aliviar a pressão sobre o rublo, uma vez que suas reservas de ouro e câmbio estão perto de máximas recorde de cerca de 640 bilhões de dólares, dizem analistas.
"Com guerra ou sem guerra, as tensões entre o Ocidente e a Rússia permanecerão altas por mais tempo, deixando o rublo sob pressão", disse Stephanie Kennedy, do Julius Baer.
Nenhum ativo russo saiu ileso, com as ações e títulos despencando. Os rendimentos do título referencial OFZ de dez anos, que se movimenta de forma inversa aos preços, subiu a 10,93%, máxima desde o início de 2016.
0 comentário

Wall Street sobe com esperanças comerciais e dados mostram pessimismo de investidores

Ibovespa fecha com queda discreta em dia de tombo de BB e salto de Marfrig

Dólar tem leve baixa em dia de agenda esvaziada e fecha semana em R$5,6690

Após terceiro reajuste da Petrobras em 2025, diesel cai mais de 2,6% em maio, aponta Edenred Ticket Log

Heinze articula e CRA inclui PL da Securitização na pauta

Ibovespa recua com tombo de BB após balanço; Marfrig dispara por plano de incorporar BRF