Ipea eleva projeção para inflação este ano a 5,6%, acima do teto da meta

Publicado em 22/02/2022 11:14

Logotipo Reuters

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para cima a projeção para a inflação neste ano medida pelo IPCA para 5,6%, de uma taxa de 4,9% prevista antes.

Se confirmado, esse resultado fica bem acima do teto da meta para 2022, cujo centro é de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Segundo o Ipea, a revisão teve como base pressões maiores de alimentos no domicílio e dos bens livres, cujas previsões de alta dos preços passaram respectivamente a 6,1% e 5,0%, de 4,5% e 3,7% anteriormente.

A inflação estimada para os preços monitorados também aumentou, passando de 5,4% para 6,0%, com destaque para serviços livres e educação.

"O crescimento econômico moderado e a recuperação gradual do mercado de trabalho impedem uma retomada mais forte da demanda interna”, disse o Ipea.

O Ipea destacou ainda que, a apesar da perspectiva de desaceleração do IPCA em 2022, depois de o índice alcançar 10,06% em 2021, nível mais elevado em seis anos e estourando com força o teto da meta, ainda há outros riscos no horizonte

"Não estão descartados riscos inflacionários adicionais, que podem limitar ainda mais a desinflação no ano. Pelo lado da economia mundial, o agravamento das tensões entre Rússia e Ucrânia pode gerar uma alta mais acentuada das commodities, especialmente do petróleo e do gás", destacou o instituto.

"Internamente, as incertezas em relação à política fiscal, que podem se intensificar devido às discussões inerentes ao processo eleitoral”, completou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário