BCE pode precisar cortar compras de títulos mais cedo, diz Reinesch

Publicado em 22/02/2022 09:00

Logotipo Reuters

O Banco Central Europeu pode precisar encerrar suas compras de títulos mais cedo do que se pensava, dados os crescentes riscos inflacionários, disse o membro do BCE Gaston Reinesch, juntando-se a um número crescente de autoridades monetárias que agora discutem abertamente uma redução no estímulo.

Com a inflação na zona do euro subindo a patamares recordes nos últimos meses, o BCE voltou atrás na promessa de não elevar os juros neste ano e várias autoridades estão defendendo abertamente o encerramento das compras de títulos neste ano, um pré-requisito para qualquer aumento de juros.

Reinesch, um dos membros mais antigos do Conselho do BCE, argumentou que as atuais pressões sobre os preços podem aumentar os salários enquanto a economia pode retornar à capacidade total de forma mais rápida do que o previsto, ambos potencialmente aumentando as pressões inflacionárias.

"Não seria totalmente infundado considerar que o fim das compras líquidas de ativos sob o atual Programa de Compra de Ativos poderia ocorrer mais cedo do que o esperado com base na avaliação de dezembro", disse Reinesch, que é presidente do banco central de Luxemburgo, em uma postagem de blog.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário