Preços do petróleo fecham sem direção comum com incertezas geopolíticas
Por Laura Sanicola
(Reuters) - Os preços do petróleo terminaram a semana sem direção comum nesta sexta-feira, com o petróleo dos Estados Unidos interrompendo oito semanas de ganhos, já que a perspectiva de aumento das exportações iranianas de petróleo eclipsou os temores de uma possível interrupção no fornecimento resultante da crise Rússia-Ucrânia.
O petróleo Brent fechou em alta de 0,57 dólar, ou 0,6%, a 93,54 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) encerrou com recuo de 0,69 dólar, ou 0,5%, a 91,07 dólares o barril.
Ambas as marcas de referência atingiram suas máximas desde setembro de 2014 na segunda-feira, mas a perspectiva de aliviar as sanções ao petróleo contra o Irã pesou no mercado.
O Brent registrou um pequeno aumento de 0,9% em sua nona semana consecutiva de ganhos, enquanto o WTI caiu 1,7% nesta semana.
Os receios sobre possíveis interrupções no fornecimento resultantes da presença militar russa nas fronteiras da Ucrânia limitaram as perdas nesta semana. O Ocidente ameaçou a Rússia, um importante fornecedor de petróleo e gás, com novas sanções se atacar a Ucrânia; a Rússia nega planejar qualquer ataque.
Quaisquer sanções que possam ser impostas à Rússia pela União Europeia não devem incluir importações de energia, disse o primeiro-ministro italiano Mario Draghi.
(Reportagem adicional de Rowena Edwads em Londres, Sonali Paul e Mohi Narayan em Nova Délhi)
0 comentário
Wall St recua com pressão dos rendimentos elevados dos Treasuries
Ibovespa sobe no último pregão de 2024, mas caminha para pior ano desde 2021
Órgão regulador interbancário da China discute riscos no mercado de títulos com investidores
Wall St abre em baixa com pressão dos rendimentos elevados dos Treasuries
Atividade industrial da China deve se expandir pelo terceiro mês em dezembro, diz pesquisa da Reuters
China solicita mais ajuda para pessoas necessitadas em meio a problemas econômicos