Leste da Ucrânia tem disparos; Ocidente e Moscou se desentendem sobre movimentos de tropas

Publicado em 17/02/2022 09:30

Logotipo Reuters

KADIIVKA, Ucrânia (Reuters) - Rebeldes apoiados pela Rússia e forças ucranianas trocaram acusações nesta quinta-feira de que cada um disparou além da linha de cessar-fogo no leste da Ucrânia, despertando alarme em um momento em que países ocidentais têm alertado sobre a possibilidade de uma invasão russa.

Moscou, que reuniu mais de 100.000 soldados perto da Ucrânia, nega que esteja planejando invadir sua vizinha e disse esta semana que está retirando algumas tropas. O Ocidente contesta que houve uma retirada significativa, e os Estados Unidos disseram que milhares de soldados ainda estão chegando.

Não foi possível determinar imediatamente se os relatos de disparos de artilharia ao longo da linha de frente representavam uma escalada ou se encaixavam em um padrão de violações do cessar-fogo que tem sido rotina ao longo de um conflito que entra em seu oitavo ano.

Os países ocidentais têm acusado repetidamente a Rússia de planejar usar um incidente nas áreas controladas pelos rebeldes para justificar um ataque, enquanto Moscou, por sua vez, acusou Kiev de planejar uma escalada para tentar recapturar território pela força.

Contrariando as afirmações da Rússia de que está recuando, uma autoridade de alto escalão do governo do presidente dos EUA, Joe Biden, disse que até mais 7.000 soldados foram transferidos para a fronteira nos últimos dias, incluindo alguns que chegaram na quarta-feira.

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo que mostrava mais unidades partindo. A Maxar Technologies, uma empresa privada dos EUA que acompanha a mobilização militar russa, afirmou que imagens de satélite mostraram que, ao mesmo tempo em que a Rússia retirou alguns equipamentos militares da Ucrânia, outros equipamentos chegaram.

Um fotógrafo da Reuters na cidade de Kadiivka, na região rebelde de Luhansk, na Ucrânia, ouviu o som de alguns tiros de artilharia vindos da linha de contato, mas não conseguiu determinar os detalhes do incidente.

Os separatistas acusaram as forças do governo de abrir fogo em seu território quatro vezes nas últimas 24 horas. Kiev acusou os rebeldes de disparar projéteis, incluindo alguns que atingiram uma escola infantil.

Uma fonte diplomática disse que uma missão de monitoramento de longa data da Organização para Segurança e Cooperação na Europa registrou vários incidentes de disparos ao longo da linha de contato nas primeiras horas desta quinta-feira.

(Reportagem das Redações da Reuters)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Aloísio Brito Unaí - MG

    Espero que as pessoas não achem que só a peste provinda da Natureza, é capaz de matar o ser humano. A Natureza é sábia, ela cria o controle natural para aniquilar mais velhos e frágeis. Já a Guerra, da natureza humana, líquida tudo meus caros colegas.

    Não acredito em conflito armado pelo que aprendemos a interpretar da nossa história humana até os dias de hoje. Mas… há muito tempo não víamos os humores do planeta Terra, tão ferventes. A Natureza tem nos alertado bastante nos últimos anos. Tanto no clima quanto nas pestes.

    10
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu acho que os americanos estao exagerando----guerra da Coreia/ Vietnam/ Cuba/ Israel/Siria /Iraque/ Afeganistao/ Iran agora atiçando fogo na Ucrania----Com esse historico fica dificil de acreditar que sao os outros que estao procurando encrenca---

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      OLHEM A REALIDADE !!!

      O "DINHEIRO DO MUNDO" ESTÁ INDO PRÁ ONDE ???

      SE EXISTISSE DE FATO UMA POSSIBILIDADE DE GUERRA & ESTA GUERRA IRIA AFETAR ALGUMA COISA MUNDIALMENTE ...

      O IBOVESPA ESTARIA SUBINDO ??? ... & ... O DOLAR ESTARIA CAINDO ???

      NÃO ESQUECER QUE "OS DONOS DO DINHEIRO" SÃO OS PRIMEIROS A FUGIR PARA OS EUA ... & ... APLICAR SEUS DÓLARES NOS TITULOS DO GOVERNO AMERICANO !!!

      VOCÊS ESTÃO VENDO ISSO ???

      SE NÃO... TODO O RESTO ... "É MENTIRA" !!!

      0
  • Aloísio Brito Unaí - MG

    É só jogar o fósforo e… booommmm. Como, nós, seres humanos, ainda somos medievais. Metaverso é só brincadeira de filhinho da parte da nobreza podre. Quando verem o que é a realidade das guerras para a realidade virtual, serão consumidos em segundos.

    13
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Isso está planejado desde o encontro com o presidente da China. Conforme o andamento da ofensiva Russa, a China vai atacar Taiwan. É ocidente… ficam gastando energia com teorias idiotas, agora vão ver. Depois que começa uma ação dessas… ela não para mais. O custo para essa decisão é muito grande para um País.

      9
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Lembrem se que o Brasil faz parte dos BRICS, o presidente do Brasil é respeitado lá fora. Portanto, Já estava no plano de Putin dar uma satisfação e avisa lo para retirar os Brasileiros quanto antes e que iriam tentar respeitar possíveis diplomatas brasileiros. O USA e países europeus irão ficar só fazendo sanções específicas. Não irão se meter a ponto de confronto bélico… sabem que estavam abusando da tolerância Rússia. Colocar uma base na minha porta? Esta de sacanagem. Então os americanos pagaram pra ver, sabendo que a Rússia vai ter umas despesas elevadas, mas nada que eles ja não tenham planejado. A China já sabia HA mais tempo um pouco. Isso é igual manobra de xadrez. EUROPA nem cogita também… vai ficar só na declaração raivosa e sanções. Mais nada. Espero que não queiram

      Testar os Russos e Chineses.

      Lá no Irãn, os Russos não se meteram. Na Síria foram chamados pelo líder. No Paquistão não se meteram com os americanos, deixaram resolver seus problemas de terrorismo eminente. Assim vai ser na Ucrânia, o presidente ucraniano chora mais se esqueceu que a Rússia não comprou o México. Estava se achando demais. Aliar-se aos americanos e europeus para baterem na porta da Rússia? Esta maluco? Vacilou meu camarada.

      35
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      O mundo vê uma guerra onde envolve um país muito rico e de grande importância para o mundo, pode produzir alimentação para 600 milhões de pessoas, muitas reservas de minérios entre outros. Países que gostam de se meter em outros países atrás de seus recursos, os chineses estão na Venezuela, na Argentina, e claro de olho no Brasil, ou seja aqui temos uma das maiores hortas produtivas de alimentação, água, minérios. Ou seja, seremos alvos disso em um futuro próximo, se o nosso povo não acordar e lembrar que somos brasileiros e temos que começar a pensar em alimentar nosso patriotismo o qual está muito em baixa, temos nossos políticos e demais poderes e o povo dividido, até parece um campeonato e todos querendo a glória da vitória nem que pra isso tenham que boicotar os outros, só esquecem de uma coisa simples, estamos todos no mesmo barco

      4