Rabobank eleva projeções para IPCA e Selic em 2022 e vê dólar mais fraco

Publicado em 14/02/2022 18:30

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Rabobank elevou suas projeções para a inflação ao consumidor brasileiro nesta segunda-feira e, enxergando expectativas ainda desancoradas, espera que o Banco Central seja mais agressivo do que o estimado anteriormente em seu atual ciclo de aperto monetário.

O banco privado espera agora que o IPCA encerre este ano com alta de 5,1%, ante previsão anterior de 4,9%, afirmando em relatório semanal que essa conta incorpora "um caminho de preços mais altos para energia e commodities agrícolas".

Desta forma, "na esteira de uma inflação presente mais forte e expectativas indomáveis", o BC deve elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual em março e em 0,50 ponto em maio, levando o juro básico a 12,25% ao ano.

A autarquia deverá manter os juros inalterados até o terceiro trimestre, antes de cortar a Selic a 11,25% até o fim do ano. Anteriormente, o Rabobank esperava que a taxa básica encerraria 2022 em 10,75%, patamar em que se encontra atualmente.

O credor privado afirmou que a percepção de que o Banco Central do Brasil está à frente da curva em relação a outros BCs na normalização da política monetária tem atraído fluxos de capital para o país. Nesse contexto, o Rabobank reduziu sua projeção para o nível do dólar ao fim deste ano a 5,56 reais, contra estimativa anterior de 5,65 reais.

(Por Luana Maria Benedito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Ricardo Carneiro Florianópolis - SC

    Republicar notícia da Reuters com o Rabobank...... melhor evitar isso.... sempre tem um interesse... ano passado o Rabobank disse que o dólar estaria R$5,15 em novembro.... errou de leve só com 3 meses de atraso.... a maioria das previsões são patéticas outras são baseadas em dados macros que é difícil errar.... um banco em pleno dia 14/02/2022, 1 dia antes de terminar o feriado Chinês... com a pandemia ainda não controlada, em ano eleitoral no Brasil e com as tensões por parte da Rússia... com o tamanho da safra ainda indefinida... chama a "REUTERS" para falar de previsão para o final de 2022....

    4