Powell vê ajustes em requerimento de capital e análise climática em agenda futura

Publicado em 11/01/2022 16:31

Logotipo Reuters

O chair do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse nesta terça-feira que o banco central norte-americano está avaliando ajustar uma importante determinação de requerimento de capital e que vê a análise de cenário de estresse climático como uma "ferramenta-chave" para garantir que os principais bancos dos EUA estejam cientes dos riscos financeiros das mudanças no clima.

Especificamente, Powell afirmou que o Fed mantém seu plano de revisar o "índice de alavancagem suplementar", (SLR, na sigla em inglês), um grande limitador à atividade bancária, depois de queixas do setor de que a imposição o desencorajava a investir no mercado de Treasuries.

Powell fez as declarações durante audiência perante o Comitê Bancário do Senado dos EUA para sua renomeação como chefe do banco central dos Estados Unidos.

Preocupações com o impacto do SLR na atividade bancária estão se tornando mais agudas, conforme o Fed procura se afastar de suas compras de títulos enquanto reduz o estímulo econômico.

Instituições bancárias reclamaram que o SLR --que orienta bancos a reter capital contra investimentos, independentemente do risco associados-- efetivamente as desencorajou em termos de compra de tradicionais ativos seguros, como títulos do governo norte-americano.

O banco central foi forçado a renunciar temporariamente ao SLR depois que o mercado de Treasuries parou em março de 2020. O Fed deixou esse alívio expirar um ano depois, mas prometeu revisar o SLR para possíveis melhorias. Os comentários de Powell esclarecem que o tema ainda está na agenda do banco central.

Separadamente, Powell disse que a análise específica de potenciais riscos bancários associados ao clima será uma "ferramenta-chave" para supervisores do Fed no futuro, já que o banco central procura alcançar seus pares globais na avaliação dos riscos financeiros representados pelas mudanças climáticas.

A Reuters noticiou que o Fed pressionou bancos em conversas privadas sobre como têm avaliado internamente esse risco, e instituições bancárias acreditam que a instituição poderia lançar uma "análise de cenário" dos riscos climáticos em 2023.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário