Kazimir, do BCE, alerta para risco de inflação alta na zona do euro por mais tempo

Publicado em 21/12/2021 08:31

Logotipo Reuters

A inflação na zona do euro pode permanecer elevada por mais tempo do que o esperado, disse o membro do Banco Central Europeu Peter Kazimir nesta terça-feira, somando-se a um crescente coro de alerta sobre as pressões dos preços.

Na semana passada o BCE prolongou o estímulo apesar da inflação alta, argumentando que as pressões de preços vão diminuir e que a inflação irá abaixo de sua meta de 2% a partir do quarto trimestre de 2022.

Algumas autoridades pressionaram o banco central a reconhecer os riscos de alta à inflação e várias, incluindo os presidentes dos bancos centrais de Alemanha, Portugal e Lituânia, já alertaram publicamente sobre o risco da inflação.

"O que é verdade para a Eslováquia também é verdade para a zona do euro como um todo: existe um risco, e o risco não é pequeno, de que a inflação elevada permaneça conosco por mais tempo", disse Kazimir, chefe do banco central eslovaco, em entrevista à imprensa.

Ele acrescentou que está entre as autoridades que veem um risco de que o aumento dos preços será maior do que o previsto.

"A zona do euro pode enfrentar níveis de inflação mais altos por um período mais longo", disse Kazimir.

A inflação da zona do euro ficou em 4,9% no mês passado, mas o BCE projeta que ela cairá abaixo da meta por si só conforme pressões pontuais perdem força.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário