Ibovespa avança com mineração e siderurgia sem tirar PEC do radar

Publicado em 08/11/2021 12:53

Logotipo Reuters

O Ibovespa buscava se firmar no positivo nesta segunda-feira, apoiado particularmente na recuperação de papéis de mineração e siderurgia e a abertura positiva em Wall Street, apesar da manutenção de incertezas relacionadas à PEC dos Precatórios.

Às 11:44, o Ibovespa subia 0,74%, a 105.598,9 pontos. O volume financeiro somava 5,4 bilhões de reais.

Em Wall Street, os pregões abriram no azul, com o Dow Jones atingindo um recorde, após o Congresso dos Estados Unidos aprovar na noite de sexta-feira lei de infraestrutura de 1 trilhão de dólares.

No Brasil, na última sexta-feira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu a execução orçamentária das emendas de relator, chamadas de "orçamento secreto", usadas nas negociações para conseguir votos favoráveis à PEC dos Precatórios.

A PEC, que altera as regras sobre as dívidas do governo cujo pagamento foi determinado pela Justiça, abre espaço fiscal para um benefício social temporário até o final de 2022, quando o presidente Jair Bolsonaro deve tentar a reeleição.

Na semana passada, o texto-base da proposta foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados por uma margem pequena, o que trouxe desconfiança sobre uma segunda aprovação, esperada para a terça-feira --e necessária antes de seguir para o Senado.

"A decisão da ministra já atrasa a votação em segundo turno na Câmara, prevista para essa semana, além de dar tempo para a oposição articular junto aos deputados, visando mudar o placar favorável ao governo", afirmou a equipe da CM Capital.

O plenário do Supremo Tribunal Federal irá avaliar a decisão de Weber em sessão extraordinária virtual entre terça e quarta-feira.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), porém, garantiu que a votação do segundo turno da PEC ocorrerá nesta terça-feira e que ela será aprovada.

No final da tarde desta segunda, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reunirá com o presidente do STF, Luiz Fux, para discutir a decisão de Rosa Weber.

A partir desta segunda-feira, a bolsa paulista passa a fechar mais tarde, com o término do call de fechamento às 18h.

DESTAQUES

- VALE ON avançava 4%, encontrando respaldo nos futuros do minério de ferro na Ásia, após as ações acumularem queda de quase 10,5% na semana passada. GERDAU PN subia 5,2%, tendo de pano de fundo aprovação de lei de infraestrutura no Congresso dos EUA. Ainda no setor, USIMINAS PNA valorizava-se 4,5%, com números da Anfavea mostrando alta na produção e vendas de veículos no país em outubro ante setembro.

- CIELO ON ganhava 8,3%, tendo no radar melhora na recomendação das ações da empresa de meios de pagamentos pelo JPMorgan, de 'underweight' para 'neutra'. No setor, GETNET BRASIL UNIT subia 1,5%.

- PETROBRAS PN avançava 2,9%, também recuperando-se das perdas da semana passada, de mais de 5%, beneficiada nesta segunda-feira pelo sinal positivo nos preços de petróleo no mercado externo. No setor, PetroRio, que disparou no último pregão, subia 3,8%, abandonando fraqueza inicial.

- BANCO DO BRASIL ON valorizava-se 0,6% antes do balanço do terceiro trimestre, previsto para após o fechamento do mercado. No setor, ITAÚ UNIBANCO PN subia também 0,6% após o BC autorizar o banco a comprar 11,38% da XP INC. . BANCO INTER UNIT recuava 4,7%, pior desempenho entre os bancos do Ibovespa, após valorização de cerca de 30% da semana passada.

- BB SEGURIDADE recuava 1%, após o braço de seguro e previdência do BB reportar queda no lucro no terceiro trimestre mais cedo, bem como revisar guidance para as reservas de previdência (PGBL e VGBL) da Brasilprev

- PETZ ON caía 3,4% antes do resultado do terceiro trimestre, aguardado para após o fechamento da bolsa paulista.

- M.DIAS BRANCO ON, que não está no Ibovespa, avançava 7%, mesmo após a fabricante de massas e biscoitos reportar declínio no lucro do terceiro trimestre, uma vez que a receita líquida marcou recorde no período, com aumento de preços para recompor margens.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário