IGP-DI acelera alta em julho com impulso de commodities por geadas, secas, diz FGV
O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou a avançar 1,45% em julho, depois de subir 0,11% no mês anterior, com os preços de commodities afetadas por geadas e secas aquecendo a matéria ao produtor.
Os dados informados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que o índice passado a acumular nos 12 meses até julho alta de 33,35%.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de ganho de 1,40% no mês passado.
A FGV informou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, subiu 1,65% no período, contra queda de 0,26% em junho.
Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços, "os preços de commodities, constituem safras afetadas por geadas e seca, estão entre as maiores influências" no IPA-DI, com destaque para milho e soja.
Entre os grupos de componentes do índice de preços no atacado, as Matérias-Primas Brutas de transferência o movimento mais relevante, passando a subir 1,79% em julho. Em junho, elas trazem caído 2,40%.
Para o consumidor a pressão também foi maior, com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - que responde por 30% do IGP-DI - acelerando a alta a 0,92% em julho, de 0,64% no mês anterior.
A contribuição principal para esse resultado partiu do grupo Habitação, que saltou 2,09% no mês passado, após mostrar alta de 0,89% em junho. O item tarifa de eletricidade residencial acelerou a alta 7,80% em julho, ante 2,09% no mês anterior.
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) registrou em julho alta de 0,85%, de avanço de 2,16% em junho.
O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é obrigatório no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.
0 comentário

Dólar cai 1% antes do feriado com esperança de acordo entre EUA e China

Ibovespa fecha em alta puxado por Petrobras

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março

ONS projeta queda mais acentuada da carga de energia no Brasil em abril

Sexta-feira Santa e Tiradentes na estrada: escolha pelo etanol traz economia de 30%, afirma Edenred Ticket log

Trump: Teremos um acordo comercial com a China