Minério de ferro fecha em leva alta em Dalian
Os contratos futuros do minério de ferro negociados em Dalian avançaram nesta quarta-feira, em sessão em que operaram em intervalos limitados, enquanto a referência da commodity em Cingapura recuou, pressionada por preocupações com as perspectivas de demanda na China, maior produtora global de aço.
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para setembro, fechou em alta de 0,8%, a 1.219,50 iuanes (188,36 dólares) por tonelada.
Já na bolsa de Cingapura, o vencimento mais ativo do minério de ferro, para agosto, apurava queda de 0,5%, a 209,15 dólares por tonelada.
"Há sinais iniciais de um ponto de inflexão na demanda chinesa, com a queda nos preços do aço pressionando as margens das usinas siderúrgicas", disse Justin Smirk, economista sênior do Westpac em Sydney.
A queda nos preços do cimento na China, a possibilidade de que as fabricantes de vergalhões estejam começando a registrar prejuízos e o primeiro recuo mensal desde o início de 2020 nas vendas de escavadeiras apontam para uma desaceleração das atividades de construção, também prejudicadas pelo clima desfavorável, disse Smirk.
As exportações de aço da China também permaneceram fracas, afetadas pela demanda limitada nos países do Sudeste Asiático, seus maiores compradores de materiais de construção e manufatura, devido a uma nova onda de infecções por Covid-19 na região, segundo a consultoria Mysteel.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros