Ibovespa fecha em alta com Petrobras e Wall St após semana de ajustes
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, recuperando o patamar dos 129 mil pontos após mais uma semana de ajustes, apoiado principalmente no desempenho das ações da Petrobras e na trajetória positiva em Wall Street.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,67%, a 129.264,96 pontos. O volume financeiro da sessão somou 26,5 bilhões de reais.
Em Wall Street, os índices principais também fecharam no azul, com investidores voltando para os segmentos de energia e de outros com expectativa de desempenho superior, à medida que a economia recupera-se da pandemia.
"Investidores estão buscando o 'timing' desse reequilíbrio entre estímulos fiscais e monetários versus inflação e recuperação global", afirmou o analista da Terra Investimentos Régis Chinchila.
Ele também destacou como fatores positivos a performance positiva de Petrobras, na esteira do avanço do petróleo, bem como a elevação de Eletrobras, com expectativas relacionadas à MP de privatização da companhia.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiram 2,22% e 2,09%, respectivamente, na esteira da alta do petróleo, em meio à queda do dólar e pausa nas negociações para encerrar sanções dos EUA ao petróleo do Irã. O Bank of America estimou que os preços do Brent podem chegar a 100 dólares por barril em 2022.
- VALE ON fechou em alta de 0,94%, mesmo com os futuros do minério de ferro negociados na Ásia recuando nesta segunda-feira, após autoridades da China iniciarem investigação sobre o mercado "spot" da commodity. Papéis do setor de mineração e siderurgia do Ibovespa também subiram.
- GPA ON valorizou-se 7,88%. No final de semana, o colunista Lauro Jardim, de O Globo, publicou que Michael Klein começou a montar uma posição acionária no GPA. Segundo a nota, Klein, acionista Via Varejo, tem interesse em comprar o GPA, caso o Casino decida vender sua posição.
- ELETROBRAS PNB avançou 3,42%, com as atenções voltadas para a MP que abre caminho para a privatização da elétrica na Câmara dos Deputados. O relator da MP na Casa afirmou que manteve em seu parecer 95% do texto já aprovado pelo Senado e acrescentou que o relatório conta com o apoio da maioria dos líderes de bancada da Câmara.
- B3 ON caiu 1,78%, após seis altas seguidas, em movimento de recuperação, no qual acumulou elevação de 8,6%. No último dia 10, a ação havia fechado em uma mínima em cerca de um ano em meio a ruídos sobre potencial competidor, além de acomodação nos volumes de negociação de ações.
- CEMIG PN recuou 1,51%. Na sexta-feira, a companhia divulgou que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais processo para instalação de CPI, e reforçou que suas decisões de gestão se pautam nas melhores práticas de governança corporativa e compliance.
- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 0,46% e BRADESCO PN ganhou 0,25%. Agentes financeiros aguardam para esta semana votação da MP que aumenta o Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para bancos no Senado.
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado