Ibovespa fecha em alta com Petrobras e Wall St após semana de ajustes
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, recuperando o patamar dos 129 mil pontos após mais uma semana de ajustes, apoiado principalmente no desempenho das ações da Petrobras e na trajetória positiva em Wall Street.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,67%, a 129.264,96 pontos. O volume financeiro da sessão somou 26,5 bilhões de reais.
Em Wall Street, os índices principais também fecharam no azul, com investidores voltando para os segmentos de energia e de outros com expectativa de desempenho superior, à medida que a economia recupera-se da pandemia.
"Investidores estão buscando o 'timing' desse reequilíbrio entre estímulos fiscais e monetários versus inflação e recuperação global", afirmou o analista da Terra Investimentos Régis Chinchila.
Ele também destacou como fatores positivos a performance positiva de Petrobras, na esteira do avanço do petróleo, bem como a elevação de Eletrobras, com expectativas relacionadas à MP de privatização da companhia.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiram 2,22% e 2,09%, respectivamente, na esteira da alta do petróleo, em meio à queda do dólar e pausa nas negociações para encerrar sanções dos EUA ao petróleo do Irã. O Bank of America estimou que os preços do Brent podem chegar a 100 dólares por barril em 2022.
- VALE ON fechou em alta de 0,94%, mesmo com os futuros do minério de ferro negociados na Ásia recuando nesta segunda-feira, após autoridades da China iniciarem investigação sobre o mercado "spot" da commodity. Papéis do setor de mineração e siderurgia do Ibovespa também subiram.
- GPA ON valorizou-se 7,88%. No final de semana, o colunista Lauro Jardim, de O Globo, publicou que Michael Klein começou a montar uma posição acionária no GPA. Segundo a nota, Klein, acionista Via Varejo, tem interesse em comprar o GPA, caso o Casino decida vender sua posição.
- ELETROBRAS PNB avançou 3,42%, com as atenções voltadas para a MP que abre caminho para a privatização da elétrica na Câmara dos Deputados. O relator da MP na Casa afirmou que manteve em seu parecer 95% do texto já aprovado pelo Senado e acrescentou que o relatório conta com o apoio da maioria dos líderes de bancada da Câmara.
- B3 ON caiu 1,78%, após seis altas seguidas, em movimento de recuperação, no qual acumulou elevação de 8,6%. No último dia 10, a ação havia fechado em uma mínima em cerca de um ano em meio a ruídos sobre potencial competidor, além de acomodação nos volumes de negociação de ações.
- CEMIG PN recuou 1,51%. Na sexta-feira, a companhia divulgou que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais processo para instalação de CPI, e reforçou que suas decisões de gestão se pautam nas melhores práticas de governança corporativa e compliance.
- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 0,46% e BRADESCO PN ganhou 0,25%. Agentes financeiros aguardam para esta semana votação da MP que aumenta o Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para bancos no Senado.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros