Diretora da OMC afirma que as barreiras comerciais relacionadas à pandemia estão aumentando
A chefe da Organização Mundial do Comércio disse na segunda-feira (14) que as barreiras comerciais relacionadas a suprimentos médicos usados contra COVID-19 aumentaram e exortou os Estados membros a retirá-las, uma vez que intensificou os esforços para chegar a um acordo sobre o compartilhamento de vacinas.
"A tendência está indo na direção errada", disse o diretor-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, em um fórum virtual da ONU, referindo-se às barreiras ao comércio de mercadorias relacionadas à pandemia.
"Precisamos derrubar essas restrições para que possamos transportar ... produtos e suprimentos médicos e vacinas (mais rápido)."
Ela disse que o número de restrições ao comércio era 109 no início da pandemia no início do ano passado, e depois caiu para 51, mas desde então aumentou novamente para 53.
No mesmo evento, ela pediu aos membros da OMC que cheguem a um acordo até julho para melhorar o acesso às vacinas COVID-19, após meses de negociações sobre a renúncia dos direitos de propriedade intelectual das empresas farmacêuticas. A maioria dos países em desenvolvimento apóia a isenção, mas vários países ricos continuam fortemente contra, dizendo que isso deterá as pesquisas que permitiram que as vacinas COVID-19 fossem produzidas tão rapidamente.
"Vai ser difícil porque ainda existem diferenças, mas esperamos poder chegar a uma abordagem pragmática", disse Okonjo-Iweala. "Estou com pressa e quero que cheguemos a um acordo até julho porque vidas são importantes."
A ex-ministra das finanças nigeriana também comentou sobre uma conferência ministerial da OMC no mês que vem, que terá como objetivo chegar a um acordo sobre o corte dos subsídios à pesca, dizendo que ainda vê "sérias diferenças" entre os países.
0 comentário
Presidente do Fed de Chicago diz que pode ser necessário diminuir ritmo de cortes de juros
À espera de tarifas de Trump, líder chinês faz ofensiva diplomática em cúpulas globais
Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia