Demanda por combustíveis na Índia despenca em maio com impactos da Covid-19
Vendas de gasolina e diesel no mercado interno da Índia por empresas de refino estatais têm despencado em cerca de 20% em maio na comparação com o mês anterior, à medida que lockdowns para conter a disseminação do coronavírus atingiram atividades industriais e o consumo, mostraram dados preliminares nesta segunda-feira.
As vendas de gasolina entre 1 e 15 de maio recuaram cerca de 20%, enquanto o consumo de combustível de aviação desabaram quase 38% entre os níveis vistos entre 1 e 15 de abril, segundo números compilados pelas estatais.
"As atividades de caminhões estão quase pela metade do que costumam ser em tempos normais", disse SP Singh, representante da Fundação Indiana de Pesquisa e Treinamento em Transporte.
"A maior parte dos negócios que eles fechavam junto a pequenas e médias empresas foram impactados pelos lockdowns", disse Singh, acrescentando que apenas uma fração de 5,5 milhões de caminhões está circulando nas estradas devido às restrições.
A demanda indiana por combustível se recuperou para perto dos níveis pré-Covid em março, mas tem diminuído desde abril devido às restrições e em meio a um aumento impressionante das infecções para níveis recordes.
Na segunda-feira, a Índia relatou 281.386 novas infecções por coronavírus nas últimas 24 horas, enquanto as mortes aumentaram em 4.106. A carga total de casos do país do sul da Ásia é de 24,97 milhões, com o número de mortos em 274.390, mostraram dados do ministério da saúde.
Autoridades federais de saúde alertaram contra qualquer complacência com o "platô" no aumento de infecções e instaram os Estados a fortalecer sua infraestrutura médica e força de trabalho.
A expectativa é que a demanda da Índia por combustíveis para transporte testemunhe uma queda mais acentuada em maio devido a iminentes novas restrições, dizem analistas.
Com o recuo nas vendas locais de combustível, as empresa de refino indianas começaram a cortar o processamento de petróleo e as importações.
As empresas estatais-- Indian Oil Corp, Hindustan Petroleum Corp e Bharat Petroleum Corp -- possuem cerca de 90% dos pontos de venda de combustível no varejo na Índia.
As vendas domésticas de combustível pelas estatais entre 1 e 15 de maio, no entanto, foram maiores em relação ao ano anterior, quando houve um lockdown nacional em toda a Índia.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros