MPF cobra informações de governadores sobre hospitais de campanha desativados

Publicado em 19/04/2021 20:33

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério Público Federal (MPF) deu um pedido de informações complementares a todos os governadores a respeito da situação dos hospitais de verificação, construídos e desativados nos Estados em meio à pandemia de coronavírus no país.

O ofício tem por objetivo complementar informações requisitadas aos chefes de executivos estaduais no dia 12 de março, considerado insuficientes, segundo o MPF. O pedido foi enviado na sexta-feira pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, aliada do procurador-geral da República, Augusto Aras.

O pedido da subprocuradora visa obter informações sobre o uso de verbas federais e estaduais na construção de hospitais de campanha - uma das linhas de apuração da CPI da Covid do Senado, que deve ser instalada formalmente nesta semana.

Em linha com o pedido do MPF, o presidente Jair Bolsonaro tem defendido que repassou bilhões de reais para estados e municípios manterem as estruturas para enfrenamento à pandemia, como os hospitais de campanha.

Em nota, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse que o colapso da saúde "se deu pela falta de profissionais em praticamente todos os Estados brasileiros, levado pela velocidade de transmissibilidade das novas variantes e pela ausência da coordenação central, do governo federal, que foi avisado e não efetuou na contenção ".

"Não era razoável manter por vários meses hospitais de campanha a um custo diário por cada leito e de julho para frente foi assim, e ainda tendo disponibilidades de leitos permanentes. O problema não foi cama ou mesmo respirador, desta vez foi falta de profissionais que são especializados em Unidade de Tratamento Intensivo - UTI, especialmente: médicos intensivistas, anestesistas, cardiologistas, neurologistas etc ", afirmou.

Brasil confirma 1.347 mortes e 30.624 casos de covid-19 em 24 horas (Poder360)

País tem 374.682 vítimas confirmadas; e 12.460.712 pessoas recuperadas; 13.973.695 diagnósticos no total

Paciente chegando de ambulância no Hospital Regional da Asa Norte, referência no tratamento de covid-19 em Brasília (Sérgio Lima/Poder360 )

O Ministério de Saúde registrou mais 1.347 mortes e 30.624 casos de covid-19 nesta 2ª feira (19.abr.2021). O país tem agora 374.682 vítimas e 13.973.695 diagnósticos confirmados.

As autoridades também contabilizam 12.460.712 pessoas recuperadas e 1.138.301 em acompanhamento.

 

MÉDIA DE MORTES E CASOS

A média móvel matiza variações abruptas. A curva é uma média do número de ocorrências confirmadas nos últimos 7 dias.

A média de novas mortes está em 2.866. É o patamar mais baixo desde 8 de abril, quando ficou em 2.820.

Já a curva de novos casos está em 65.127.

MORTES PROPORCIONAIS

O Brasil tem 1.756 mortes por milhão de habitantes. Apenas o Maranhão tem taxa inferior a 1.000 mortos por milhão.

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos no domingo (18.abr) e é agora o 12º no ranking mundial. A República Tcheca, que lidera a lista, tem 2.660 vítimas por milhão.

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/Poder360

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário