Minério de ferro mantém alta com recuperação na demanda global por aço
Os preços do minério de ferro na Ásia avançaram nesta segunda-feira, à medida que um fortalecimento na demanda global por aço impulsionava o sentimento do mercado, uma vez que usinas siderúrgicas na China continuavam a aumentar a produção apesar do escrutínio do governo sobre o cumprimento por elas de medidas anti-poluição.
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em setembro, encerrou a sessão diurna com alta de 0,8%, a 1.060 iuanes (162,70 dólares) por tonelada, na terceira sessão consecutiva de alta.
O primeiro contrato do minério de ferro na bolsa de Cingapura , para entrega em maio, avançava 1,4%, para 174,60 dólares por tonelada, na quarta sessão seguida de ganhos.
"A produção de aço em alta continua a apoiar o mercado de minério de ferro", escreveram analistas do ANZ em nota.
Os preços spot do minério de ferro na China subiram na semana passada, com o minério gradação 62% fechando a 176,50 dólares na sexta-feira, maior nível desde 4 de março, enquanto o gradação 65%, menos poluente, tocou nível recorde acima de 200 dólares, segundo dados da consultoria SteelHome.
"A crescente fiscalização sobre emissões está forçando siderúrgicas a usar minério de ferro de alta gradação, o que compensa devido às fortes margens do aço", disseram os analistas do ANZ.
A robusta demanda por aço na China, maior fabricante e exportadora global, é sustentada por crescentes preços dos imóveis e aumento nas vendas de escavadeiras, afirmaram eles.
Isso coincide com exportações de aço em alta na China e aumento nas atividades em outros países.
No aço, o vergalhão para construção na bolsa de futuros de Xangai caiu 1%.
0 comentário

Risco fiscal nos Estados Unidos faz dólar ceder ante o real

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros após renovar máxima histórica

Wall Street despenca com preocupações crescentes sobre dívida dos EUA

Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,226 bi em maio até dia 16, diz BC

Mercado de celulose dá sinais de ver ponto de equilíbrio na guerra comercial, diz Suzano

UE visa remover barreiras aos negócios para aumentar competitividade em meio às tarifas dos EUA