"Muito, muito pior": Estado mais rico da Índia é assolado por 2ª onda da pandemia

Publicado em 06/04/2021 11:44

LOGO REUTERS

MUMBAI (Reuters) - Os hospitais de Maharashtra estão ficando sem leitos, oxigênio por tubulação e um remédio antiviral essencial agora que uma segunda onda de infecções de coronavírus atinge o Estado mais rico da Índia, disseram médicos e familiares de pacientes.

Sede da capital comercial Mumbai, Maharashtra responde por quase um quarto das 12,7 milhões de infecções de coronavírus indianas. Se o Estado fosse um país, seus mais de 3 milhões de casos o tornariam o décimo mais afetado do mundo.

O Estado do oeste está relatando a maior quantidade nacional de infecções diárias há semanas. O total de casos diários da Índia ultrapassou 100 mil pela primeira vez na segunda-feira, superando o pico da primeira onda de contágio de setembro.

"Isto é muito, muito pior do que a onda de setembro", disse Sandhya Fernandes, cujo grupo SOS Saviours ajuda pacientes e familiares a encontrarem leitos hospitalares em Mumbai e nos arredores.

"Sabemos de hospitais de Mumbai que estão dando senhas para leitos de Covid-19... mas os pacientes acabam esperando três dias ou mais pela sua vez."

Farah Pavri foi de hospital em hospital durante cinco horas em busca de um leito para sua tia de 75 anos na segunda-feira, até que um apelo desesperado no Twitter chamou a atenção das autoridades locais e uma ajuda foi proporcionada.

O Ministério da Saúde de Maharashtra não respondeu de imediato a um email pedindo comentário.

Desesperado para conter a disseminação da doença, o Estado impôs um toque de recolher noturno a partir de segunda-feira até o final do mês, fechou restaurantes, shopping centers e locais de culto e proibiu a circulação da maioria das pessoas nos finais de semana.

O suplício de Maharashtra, que tem uma das melhores infraestruturas de saúde do país, é um mau augúrio para o restante da Índia e pode adiar sua recuperação do impacto econômico da pandemia, já que é seu Estado mais industrializado.

Os leitos de tratamento intensivo de muitos hospitais de ao menos quatro cidades grandes de Maharashtra – Pune, Nagpur, Aurangabad e Nashik – estão todos ocupados, disseram seis médicos experientes com os quais a Reuters conversou.

Em Mumbai, 60% dos 1.924 leitos de tratamento intensivo estão ocupados, de acordo com autoridades locais.

Total de mortos pela Covid-19 no mundo supera 3 milhões em meio a disparada de novas infecções

(Reuters) - O total de mortes relacionadas ao coronavírus no mundo ultrapassou 3 milhões nesta terça-feira, de acordo com uma contagem da Reuters, e a disparada mais recente de infecções de Covid-19 está desafiando os esforços de vacinação ao redor do globo.

As mortes de Covid-19 estão aumentando novamente em todo o planeta, especialmente no Brasil e na Índia. Autoridades de saúde culpam variantes mais infecciosas que foram detectadas primeiramente no Reino Unido e na África do Sul, assim como a fadiga pública com lockdowns e outras restrições.

Segundo uma contagem da Reuters, demorou mais de um ano para o total global de mortes de coronavírus chegar a 2 milhões, mas o milhão seguinte ocorreu em cerca de três meses.

O Brasil é o líder mundial na média diária de novas mortes relatadas e responde por uma de cada quatro mortes globais a cada dia, de acordo com uma análise da Reuters.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a situação dramática imposta pelo coronavírus ao país, dizendo que o Brasil se encontra em uma condição muito crítica com um sistema de saúde sobrecarregado.

"De fato, existe uma situação muito grave acontecendo no Brasil neste momento, já que temos uma série de Estados em condição crítica", disse Maria Van Kerkhove, epidemiologista da OMS, em uma entrevista coletiva nesta terça-feira, acrescentando que muitas unidades de tratamento intensivo hospitalares estão mais de 90% ocupadas.

A Índia relatou um aumento recorde de infecções de Covid-19 na segunda-feira, tornando-se a segunda nação, depois dos Estados Unidos, a registrar mais de 100 mil casos novos em um dia.

Maharashtra, o Estado indiano mais afetado, começou a fechar bares, restaurantes, cinemas, shopping centers e locais de culto, já que os hospitais estão sobrecarregados de pacientes.

A região europeia, que inclui 51 países, tem o maior total de mortes – quase 1,1 milhão.

Cinco países europeus, Reino Unido, Rússia, França, Itália e Alemanha, constituem cerca de 60% do total de óbitos continentais relacionados ao coronavírus.

Os EUA acumulam 555 mil mortes, o maior número de qualquer país do mundo, e representam cerca de 19% de todas as fatalidades mundiais de Covid-19. Os casos aumentaram nas últimas três semanas, mas autoridades de saúde acreditam que a campanha de vacinação rápida pode evitar um aumento de mortes. Um terço da população já recebeu ao menos uma dose de uma vacina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário