STF atende a pedidos de governadores e manda União custear leitos de UTI
A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber concedeu neste sábado (27.fev.2020) liminares (decisões provisórias) em ações ajuizadas pela PGE-SP (Procuradoria Geral do Estado de São Paulo) e pelo Governo do Maranhão contra o governo federal para a retomada do custeio de leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 nos Estados.
As decisões de Weber devem ser cumpridas de forma imediata.
A PGE-SP ingressou com ação no dia 10 de fevereiro, a pedido do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), solicitando a manutenção do repasse que deixou de ser feito pelo Ministério da Saúde a partir de 2021.
O argumento da Procuradoria é de que “compete à União promover e planejar em caráter permanente e zelar pela saúde de todos os brasileiros”.
“Hoje, o Estado de São Paulo paga integralmente esses 3.258 leitos. Não vamos deixar ninguém para trás, nenhuma pessoa deixará de ter atendimento aqui. Mas a obrigação do Ministério da Saúde terá que ser cumprida em São Paulo e nos demais estados”, disse Doria.
Segundo o governo de SP, em dezembro, o Ministério da Saúde pagava 3.822 leitos de UTI em São Paulo, mas passou a subsidiar o funcionamento de somente 564 leitos neste ano.
“O Estado encaminhou diversas solicitações oficiais ao Governo Federal para manutenção do custeio e aguardou o cumprimento dos protocolos de solicitação, porém o Ministério da Saúde não se posicionou em relação à habilitação dos leitos”, afirmou Doria.
Pela decisão de Weber, a União retomará o custeio dos 3.258 leitos de UTI destinados a pacientes de covid-19 em São Paulo.
O governo do Maranhão entrou com ação também em fevereiro, no dia 8. “Em dezembro havia 12.003 leitos de UTI habilitados no estado, em janeiro o número caiu para 7.017 e, em fevereiro, serão 3.187 (…) Exatamente no momento em que se constata alta crescente no número de casos por todo o país e a vacinação ainda é incipiente para causar qualquer efeito de diminuição de casos”, afirmou. Pela decisão de Weber, a União deverá ajudar no custeio de leitos de UTI. O governo pediu de 119 a 216 leitos.
Para a PGE-SP, a decisão do STF é “uma grande vitória para o Estado de São Paulo” em meio às altas de internações resultadas pela crise sanitária de covid-19.
Já o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), afirmou em sua conta do Twitter: “Fica evidenciado que não se cuida de um ‘favor’, e sim de um direito dos estados e um dever do governo federal, segundo a Constituição e legislação do SUS”, disse sobre a decisão da Corte.
Governo de SP vai ao STF contra governo federal para custeio de 3.258 leitos de UTI; na foto, Doria e Bolsonaro em evento de 2018
Instituto Butantan entrega mais 600 mil doses à Saúde
Total de 3,7 mi para governo federal; Remessa foi envasada em São Paulo; Insumos foram enviados pela China
O Instituto Butantan entregou neste domingo (28.fev.2021) mais 600 mil doses da CoronaVac ao PNI (Plano Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. Com o último lote entregue, o total chega a 3,753 milhões.
Mais lotes serão enviados nos próximos dias. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), divulgou em 23 de fevereiro calendário previsto para o envio das remessas.
- 23 de fevereiro: 1,2 milhão de doses;
- 24 de fevereiro: 900 mil doses;
- 25 de fevereiro: 900 mil doses;
- 26 de fevereiro: 900 mil doses;
- 28 de fevereiro: 900 mil doses;
- 2 de março: 600 mil doses;
- 4 de março: 500 mil doses;
- 5 de março: 600 mil doses.
As doses enviadas fazem parte do lote de imunizantes envasados no Brasil com o IFA (insumo farmacêutico ativo) enviado pela farmacêutica chinesa Sinovac.
Dimas Covas, diretor do Butantan, declarou que “8.200 litros de insumo da vacina” devem chegar até 2 de março. Com o novo lote, mais 3 milhões de doses poderão ser produzidos.
O Ministério da Saúde fechou em 16 de fevereiro a compra de 54 milhões de doses da CoronaVac. No ano passado, outras 46 milhões já haviam sido adquiridas. Ao todo, a pasta receberá 100 milhões.
VACINAÇÃO EM SÃO PAULO
O Vacinômetro do governo do Estado de São Paulo apontava 2.341.784 vacinas aplicadas, sendo 1.824.685 da 1ª dose e outras 517.099 para a 2ª dose, até as 17h deste domingo (28.fev.2021).
1 comentário
Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
Ibovespa oscila pouco nos primeiros negócios após Natal
China revisa para cima PIB de 2023 mas vê pouco impacto no crescimento de 2024
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
SERGIO BOFF São João - PR
E o dinheiro que foi para os Estados e Municípios, o que fizeram sra. Ministra do STF, Rosa Weber?